Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9105
Título: Avaliação in vitro das atividades antioxidante e antimicrobiana de extratos hidroalcoólicos de chá preto (Camellia sinensis) e dos cogumelos Shiitake (Pleurotus ostreatus) e Shimeji (Lentinula edodes)
Autor(es): Ghenov, Fernanda
Orientador(es): Maciel, Giselle Maria
Palavras-chave: Antibióticos
Antioxidantes
Compostos bioativos
Antibiotics
Antioxidants
Bioactive compounds
Data do documento: 8-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GHENOV, Fernanda. Avaliação in vitro das atividades antioxidante e antimicrobiana de extratos hidroalcoólicos de chá preto (Camellia sinensis) e dos cogumelos Shiitake (Pleurotus ostreatus) e Shimeji (Lentinula edodes). 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Em tempos recentes, as doenças causadas por microrganismos em seres humanos estão se tornando cada vez mais sérias, uma vez que a maioria das bactérias patogênicas e fungos são resistentes a agentes antimicrobianos. Devido ao aumento da procura de tratamentos alternativos, o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos a partir de substâncias naturais e inorgânicas são indispensáveis. Muitos produtos naturais apresentam também potencial antioxidante, o qual ajuda no combate a radicais livres. Nesse contexto, o trabalho consistiu no estudo de extratos hidroalcoólicos de chá preto e de duas espécies de cogumelos comestíveis, Pleurotus ostreatus e Lentinula edodes. Esses extratos foram avaliados in vitro frente a quantificação de compostos fenólicos, com posterior avaliação da atividade antioxidante pelo teste DPPH., obtendo-se correlação entre eles; e frente a atividade antimicrobiana, com Escherichia coli e Staphylococcus aureus, através do método de difusão em ágar com perfuração de poços e a determinação da concentração inibitória mínima em caldo. Em ambos os teste foi encontrado significativo potencial antimicrobiano
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9105
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2013_2_03.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.