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Título: Contribuição a uma metodologia para identificação e especificação de padrões arquiteturais de software
Autor(es): Quináia, Marcos Antonio
Orientador(es): Stadzisz, Paulo Cézar
Palavras-chave: Engenharia de software
Arquitetura de Software
UML (Computação)
Software engineering
UML (Computer science)
Data do documento: 13-Out-2005
Editor: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUINÁIA, Marcos Antonio. Contribuição a uma metodologia para identificação e especificação de padrões arquiteturais de software. 2005. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
Resumo: Embora o conceito de reuso não seja novo em engenharia de software, a conscientização sobre sua importância e seu impacto no desenvolvimento de sistemas computacionais ainda não é generalizada. Uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas de desenvolvimento é a inexistência de métodos efetivos para reuso de software. As pesquisas em engenharia de software que enfocam o reuso de software têm gerado contribuições crescentes na forma de paradigmas (como a orientação a objeto), de conceitos (como domínios e componentes) e de métodos e processos. Mais recentemente, o conceito de Padrão (Pattern) possibilitou novas formas de representações e a proposição de métodos ainda mais orientados ao reuso. Os padrões de software denominados padrões de projeto e padrões de programação (ou idiomas) têm sido bem explorados na literatura científica. Modelos de representação e exemplos são encontrados em artigos e livros especializados. O conceito de Padrão Arquitetural, entretanto, não possui a mesma maturidade. Trata-se de um conceito mais abrangente envolvendo modelos e técnicas mais extensos e complexos. Essencialmente, um Padrão Arquitetural é um modelo genérico de uma solução de software para um determinado domínio. Seu desenvolvimento permite que se possa reusar toda a arquitetura de um sistema em novos projetos semelhantes. O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição para uma metodologia de identificação e descrição de Padrões Arquiteturais de Software. Para atingir este objetivo foram criadas cinco tipologias para serem empregadas como extensão da UML na descrição de casos de uso, classes, seqüências, estados e componentes. Esta descrição diferenciada visa evidenciar, nos diagramas da UML, as partes do padrão que são variantes, opcionais e múltiplas. Estas tipologias são empregadas no metamodelo desenvolvido para a descrição dos padrões arquiteturais. A utilização do metamodelo e, conseqüentemente, das tipologias é guiada pelos passos de um processo que também foi criado para servir como um roteiro para se chegar à descrição do padrão arquitetural.
Abstract: Although the concept of reuse is not new in software engineering, the awareness of its importance and its impact in the development of computational systems is not generalized yet. One of the main difficulties found by development companies is the absence of effective methods for software reuse. The researches on software engineering that focuses software reuse have generated increasing contributions in the form of paradigms (such as object orientation), concepts (such as domain and component), and methods, languages and processes. More recently, the concept of Pattern allowed new representation forms and the proposal of methods even more reuse-oriented. Software patterns named as Design Patterns and Programming Patterns (or Idioms) have been well explored at scientific literature. Representation models and examples related to these patterns type are found in articles and specialized books. The concept of Architectural Pattern, however, does not have the same maturity. This is a more including concept involving more extensive and complex models and techniques. Essentially, an Architectural Pattern is a generic model of a software solution to a determined domain. Its development may allow the reuse of all the architecture of a system in new similar projects. This work aims to offer a contribution for a methodology of Software Architectural Patterns identification and description. In order to achieve this objective, five typologies have been created to be employed as UML extension in the description of use cases, classes, sequences, states and components. This differentiated description aims to evidence, in the UML diagrams, variant, optional, and multiple pattern parts. These typologies are used in the developed metamodel for the architectural patterns description. The use of the metamodel, and consequently the use of typologies, is guided by the steps of a process, which was also created to serve as a guideline to accomplish the architectural pattern description.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/91
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