Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Tiago Augusto Skroch de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:55:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:55:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-28 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Tiago Augusto Skroch de. A demonstração no ensino de geometria. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9027 | - |
dc.description.abstract | We present in this work the main demonstration techniques in mathematics and we apply them to demonstrate some theorems of Euclidean Geometry. The aim is to highlight the importance of the demonstration in geometry classes in elementary school and in high school and also in mathematics teacher education. We finish by proposing activities for the classroom that address the concepts, principles and theorems presented and discussed throughout the work. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Demonstrações na educação | pt_BR |
dc.subject | Pitágoras, Teorema de | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino (Segundo grau) | pt_BR |
dc.subject | Teaching demonstrations | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pythagorean theorem | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Geometry - Study and teaching (Secondary) | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A demonstração no ensino de geometria | pt_BR |
dc.title.alternative | The demonstration in geometry teaching | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho as principais técnicas de demonstração em Matemática e as aplicamos para demonstrar alguns teoremas da Geometria Euclidiana. O intuito é ressaltar a importância da demonstração nas aulas de Geometria no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e também na formação do professor de Matemática. Finalizamos propondo atividades para a sala de aula que abordam os conceitos, princípios e teoremas apresentados e discutidos ao longo do trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nós, Rudimar Luiz | |
dc.contributor.referee1 | Nós, Rudimar Luiz | |
dc.contributor.referee2 | Hess, Patrícia | |
dc.contributor.referee3 | Kitani, Patrícia Massae | |
dc.contributor.referee4 | Kalinke, Marco Aurélio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COMAT_2016_2_3.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.