Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Tiago Augusto Skroch de
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:07Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:07Z-
dc.date.issued2016-11-28
dc.identifier.citationALMEIDA, Tiago Augusto Skroch de. A demonstração no ensino de geometria. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9027-
dc.description.abstractWe present in this work the main demonstration techniques in mathematics and we apply them to demonstrate some theorems of Euclidean Geometry. The aim is to highlight the importance of the demonstration in geometry classes in elementary school and in high school and also in mathematics teacher education. We finish by proposing activities for the classroom that address the concepts, principles and theorems presented and discussed throughout the work.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDemonstrações na educaçãopt_BR
dc.subjectPitágoras, Teorema dept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectTeaching demonstrationspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPythagorean theorempt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teaching (Secondary)pt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA demonstração no ensino de geometriapt_BR
dc.title.alternativeThe demonstration in geometry teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho as principais técnicas de demonstração em Matemática e as aplicamos para demonstrar alguns teoremas da Geometria Euclidiana. O intuito é ressaltar a importância da demonstração nas aulas de Geometria no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e também na formação do professor de Matemática. Finalizamos propondo atividades para a sala de aula que abordam os conceitos, princípios e teoremas apresentados e discutidos ao longo do trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz
dc.contributor.referee1Nós, Rudimar Luiz
dc.contributor.referee2Hess, Patrícia
dc.contributor.referee3Kitani, Patrícia Massae
dc.contributor.referee4Kalinke, Marco Aurélio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2016_2_3.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.