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Título: Práticas de leitura no livro didático Português: linguagens: uma análise das atividades a partir do guia de livro didático do PNLD
Autor(es): Pamplona, Mariana Quezini
Orientador(es): Silva, Luciana Pereira da
Palavras-chave: Leitura
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Reading
Textbooks
Portuguese language - Study and teaching
Data do documento: 25-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PAMPLONA, Mariana Quezini. Práticas de leitura no livro didático Português: linguagens: uma análise das atividades a partir do guia de livro didático do PNLD. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Uma das principais tarefas da escola é ensinar o aluno a ler e a escrever. A leitura é de grande importância para diversas práticas sociais, sendo que essa deveria ser trabalhada nas diferentes disciplinas escolares, não somente nas aulas de Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998). Um dos instrumentos que auxiliam nessa tarefa é o livro didático que, no Brasil, é distribuído aos alunos de escolas públicas gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esse programa avalia coleções de livros que poderão ser escolhidos pelos professores nas escolas, de acordo com critérios previamente estabelecidos no Guia de Livro Didático (GLD) do Ministério da Educação (MEC). O presente trabalho objetiva investigar se as atividades de leitura presentes em um determinado livro didático aprovado pelo PNLD estão de acordo com o que o GLD propõe como adequado. Para isso, será feita uma pesquisa bibliográfica contemplando autores como Antunes (2003), Colomer e Camps (2002), Koch e Elias (2006) e Solé (1998), além de pesquisa documental com análise do GLD de 2011 e análise das atividades do livro Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães, do ensino fundamental II, 8o ano.
Abstract: Abstract: A major task of the school is to teach students to read and write. Reading is of most importance for various social practices, and this should be worked in different subjects at school, not only in Portuguese Language classes, according to the National Curricular Parameters (PCN 1998). One of the instruments that help in this task is the textbook which, in Brazil, is freely distributed to students in public schools by the National Textbook Program (PNLD). This program evaluates collections of books that can be chosen by teachers in schools, according to previously established criteria in the Textbook Guide (GLD) of the Ministry of Education (MEC). The present study aims to investigate if the reading activities present in a specific textbook approved by PNLD conform with what the GLD proposes as appropriate. For this, a bibliographic research contemplating authors such as Antunes (2003), Colomer and Camps (2002), Koch and Elias (2006) and Solé (1998) will be taken, and documentary research with analysis of GLD 2014 and analysis of the activities of the book Português: Linguagens, by Cereja and Magalhães, elementary school II, 8th grade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9013
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