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Título: Representações e significações do magistério nas obras O Coruja, de Aluísio Azevedo, e A Normalista, de Adolfo Caminha: uma análise da trajetória trabalhista das personagens André e Maria do Carmo
Autor(es): Mendes, Gabrielle Cristine
Orientador(es): Fanini, Angela Maria Rubel
Palavras-chave: Professores na literatura
Professores
Professores - Condições sociais
Teachers in literature
Teachers
Teachers - Social conditions
Data do documento: 23-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, Gabrielle Cristine. Representações e significações do magistério nas obras O Coruja, de Aluísio Azevedo, e A Normalista, de Adolfo Caminha: uma análise da trajetória trabalhista das personagens André e Maria do Carmo. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho se insere na área de literatura e tem por objetivo analisar a trajetória trabalhista docente e as significações do trabalho para as personagens André, de O Coruja (2008 [1887]), escrito por Aluísio Azevedo, e Maria do Carmo de A normalista (1973 [1892])¸de Adolfo Caminha. Essa análise se pautará na detectada desvalorização do trabalho intelectual dessas personagens. Para tanto, serão utilizados autores da sociologia do trabalho como Engels (1999) e Ricardo Antunes (2003) e da perspectiva sociológica da literatura como Lucien Goldmann (1976), Alfredo Bosi (1987) e Roberto Schwarz (2000 [1977]). Com subsídio desses autores procurar-se-á entender porque o trabalho intelectual dos docentes é desvalorizado em detrimento de outros trabalhos da mesma estirpe.
Abstract: This project is located in the area of literature and aims to analyze the labor and teaching trajectory and the meanings of work for the characters André of O Coruja (1887), written by Aluisio Azevedo, and Maria do Carmo, of A Normalista (1891) by Adolfo Caminha. This analysis is founded on the detection of the devaluation of intellectual work of these characters. To show this aspect, we will use authors from the sociology of work as Friedrich Engels (1999) and Ricardo Antunes (2003) and the sociological perspective of the literature of Lucien Goldmann (1976), Alfredo Bosi (1987) and Roberto Schwarz (2000 [1977]). We have sought to understand why the the intellectual work of teachers are devalued at the expense of other jobs of the same strain.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8992
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