Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8966
Título: | Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos? |
Título(s) alternativo(s): | Digital learning objects in Linguagem e Interação: advances, stays or setbacks? |
Autor(es): | Benatti, Juliana Candido Lara Benatti |
Orientador(es): | Gomes, Andréia Rutiquewiski |
Palavras-chave: | Língua materna - Estudo e ensino Tecnologia da informação Educação digital e aprendizagem Letramento digital Letramento na internet Native language - Study and teaching Information technology Digital education and learning Computer literacy Internet literacy |
Data do documento: | 20-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BENATTI, Juliana Candido Lara. Os objetos educacionais digitais em linguagem e interação: avanços, permanências ou retrocessos?. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Este trabalho analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018- 2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Esse material digital, segundo a literatura, pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. |
Abstract: | This work analyzes the Digital Learning Objects that accompany the didactic collection Linguagem e Interação, indicated to high school 2018- 2020, via the National Textbook Plan. This digital material, according to the literature, can subsidize the native language lessons from the pedagogy of multiliteracy in substitution of traditional teaching practices. In order to do so, we carried out researches of documentary nature (official teaching documents) and bibliographical (LEFFA, 2006, ANTUNES, 2007, MARCUSCHI, 2008, DIONÍSIO 2011, 2014, ROJO, 2012, 2013, 2017, among others). Then, the Learning Objects were analyzed, comparing them to the theoretical foundation. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills with a view to multilearning. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as native language. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8966 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_2017_2_01.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.