Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8957
Título: Aula de inglês com literatura: impactos do Pibid pela perspectiva de docentes
Título(s) alternativo(s): English lesson with Literature: impacts of Pibid from the teachers' perspective
Autor(es): Cassel, Marlon Rogério
Orientador(es): Sanfelici, Aline de Mello
Palavras-chave: Literatura inglesa
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Aprendizagem
Literatura inglesa
English language - Study and teaching
Motivation in education
Learning
Data do documento: 25-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASSEL, Marlon Rogério. Aula de inglês com literatura: impactos do Pibid pela perspectiva de docentes. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A literatura tem uma gama de potenciais na formação dos indivíduos, incluindo autodescoberta e desenvolvimento como pessoa, bem como o sentido de cidadania, despertando-os como integrantes de uma sociedade. Não bastasse isso, a literatura tem beneficiado o ensino nas escolas, na disciplina de língua materna, e, também, pode ser usada na disciplina de língua estrangeira. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi analisar, mediante revisão bibliográfica e pela perspectiva de professores, os impactos do uso de textos literários no ensino da língua inglesa através do Pibid. O referencial teórico específico sobre uso de texto literário para o ensino de línguas estrangeiras baseou-se, especialmente, em Hisamanoglu (2005) e Maley (2005), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo três sujeitos, professores da rede pública que receberam pibidianos em suas turmas para ensinar inglês com textos literários, e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário, entrevista e conversas complementares. Constatou-se, sob a perspectiva dos sujeitos, que nas turmas beneficiadas pelo programa, esse enfoque com literatura despertou melhor motivação nos alunos, em relação à disciplina e, consequentemente, para o aprendizado do idioma. E, ainda, motivou os próprios professores para o ensino da língua inglesa por meio de textos literários, de modo a provocar o interesse dos alunos e atender às suas necessidades.
Abstract: Literature has a range of potentials in the formation of individuals, including selfdiscovery and development as a person, as well as a sense of citizenship, awakening them as members of a society. Not only that, literature has benefited from teaching in schools, in the teaching of the mother tongue, and it can also be used in the foreign language classes. In this sense, the purpose of this work was to analyze, through bibliographical review and from the teachers' perspective, the impacts of using literature in the English teaching through Pibid. The theoretical reference specifically on the use of literary texts for the teaching of foreign languages was based, in particular, on Hismanoglu (2005) and Maley (2005), among others. A qualitative research was carried out, involving three subjects, public school teachers who had received pibidians in their classes to teach English with literary texts. The data collection was performed through a questionnaire, interview and complementary conversations. It was found, from the subjects' perspective, that in the classes enefited by the program, this approach using literature aroused better motivation in the students, in relation to the subject and, consequently, to learn the language. It also motivated the teachers themselves to teach the English language through literary texts in order to provoke students' interest and meet their needs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8957
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2018_1_07.pdf489,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.