Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8923
Título: A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática
Autor(es): Ataide, Dayse Paulino de
Orientador(es): Donada, Jaqueline Bohn
Palavras-chave: Línguas modernas - Estudo e ensino
Língua inglesa
Compreensão na leitura
Languages, Modern - Study and teaching
English language
Reading comprehension
Data do documento: 26-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ATAIDE, Dayse Paulino de. A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Não é novidade que a pesquisa sobre a importância da Literatura na formação dos indivíduos é um tópico relevante a ser estudado no ensino de línguas. O presente trabalho visa refletir acerca do papel da leitura de textos literários nas aulas de inglês no Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Para tanto, um levantamento bibliográfico de algumas teorias que abordam a Literatura como uma importante aliada na formação do indivíduo e no ensino da língua inglesa é realizado a fim de perceber as barreiras que justificam a defasagem nos índices de leitura literária em relação ao idioma estrangeiro. Após as considerações teóricas, um questionário destinado aos professores de inglês do Ensino Médio da rede estadual do Paraná é analisado, no intuito de levantar possíveis fatores que acarretam na desarticulação entre teoria e prática, língua e Literatura. Finalmente, uma proposta didática é apresentada como uma tentativa de oferecer uma alternativa para promover o encontro da língua com a Literatura no processo de ensino-aprendizagem de inglês.
Abstract: It is certainly known that researching the importance of Literature in individuals’ educational training is a relevant topic in the language teaching area. This work aims to analyze the role of reading literary texts in high school English classes in Paraná public schools. A bibliographical review of theories which approach Literature as an important ally in individual development as well as in English teaching is done in order to perceive the obstacles which justify the discrepancy in the index of literary reading in relation to a foreign language. A questionnaire designed for high school English teachers in Paraná public schools is also accessed and interpreted. The purpose is to enhance some factors that lead to dislocation between theory and practice, language and Literature. Moreover, a didactical proposal is presented as an attempt to offer an alternative to promote the union of both language and Literature in the learning-teaching in English process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8923
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_1_01.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.