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Título: HAL 9000: uma comparação entre romance e longa- metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço
Autor(es): Ribeirete, Mateus Lourenço
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Ficção científica
Cinema e literatura - Comparação
Intermidialidade
Science fiction
Motion-pictures and literature - Comparison
Intermediality
Data do documento: 13-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRETE, Mateus Lourenço. HAL 9000: uma comparação entre romance e longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa da personagem HAL 9000 entre o longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e o romance homônimo de Arthur C. Clarke. Para tanto, é necessário esclarecer o processo de criação das duas obras, desenvolvidas em conjunto pelos dois autores, com base nos relatos de Clarke. Para fundamentar o estudo, teóricos da Intermidialidade são utilizados, entre os quais Irina Rajewsky e Claus Clüver. Considerações de Beth Brait, Antonio Candido e Philippe Hamon são apresentadas, buscando embasar a questão de verossimilhança da personagem em relação às obras em que é apresentada. Além disso, considerações teóricas sobre cinema e inteligência artificial são aprofundadas, sendo elas relevantes para o desenvolvimento da análise final. Na análise, diferenças claras entre as obras são observadas, apontando para uma valorização da personagem no longa-metragem.
Abstract: This paper presents a comparative analysis on the character HAL 9000 in the feature film 2001 – A Space Odyssey, by Stanley Kubrick, and the homonymous novel, by Arthur C. Clarke. Thereunto, it is necessary to clarify the creation process of both works, which were jointly developed by the two authors, based on Clarke’s reports. To support the study, theorists of Intermediality are used, such as Irina Rajewsky and Claus Clüver. Considerations by Beth Brait, Antonio Candido and Philippe Hamon are presented, in order to underpin the matter of the verisimilitude of the character related to the works in which it is presented. Furthermore, theoretical perspectives on cinema and artificial intelligence are deepened, considering their relevance for the development of the final analysis. In this analysis, clear differences between the two works have been established, pointing to a major development of the character in the film.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8908
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