Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8891
Título: | Grandes poderes, grandes responsabilidades: o ensino-aprendizagem de inglês por meio de histórias em quadrinhos para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino público |
Autor(es): | Silveira, Flavia Renata Cantuario da |
Orientador(es): | Polchlopek, Silvana Ayub |
Palavras-chave: | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) Aquisição de linguagem Língua inglesa - Estudo e ensino Superdotados Histórias em quadrinhos na educação Interlanguage (Language learning) Language acquisition English language - Study and teaching Gifted persons Comic books, strips, etc., in education |
Data do documento: | 19-Ago-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVEIRA, Flavia Renata Cantuario da. Grandes poderes, grandes responsabilidades: o ensino-aprendizagem de inglês por meio de histórias em quadrinhos para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino público. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O ensino de língua inglesa na rede pública de ensino é geralmente compreendido pela comunidade escolar como sendo um ensino sem qualidade e incapaz de proporcionar um aprendizado efetivo aos alunos, gerando certa resistência por parte desses quanto ao aprendizado da língua. Esse fato ocorre inclusive com alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, pois como têm iniciativa própria para buscar conhecimentos acabam aprendendo uma língua estrangeira sozinhos ou fora do ambiente escolar. Tal comportamento acaba, por vezes, sendo refletido em sala, seja no questionamento negativo ao professor ou criando tumultos durante a aula. Assim, o presente trabalho tem como finalidade a reflexão do ensino de língua inglesa para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) por meio de histórias em quadrinhos (HQs), visto que essa leitura agrada os estudantes e proporciona inúmeras possibilidades de trabalho, desafiando-os no processo ensino- aprendizagem. Nesse sentido, as teorias de Renzulli (2004), Gardner (1995) e Ramos (2010), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN), sustentam a fundamentação teórica desta pesquisa. |
Abstract: | The teaching of English in public schools is often understood, by local communities, as presenting low quality material and being unable to provide an effective learning environment for students, which can create a certain resistance among them. This situation persists even if students show evidence or characteristics of High Abilities/ Giftedness. These students usually take the initiative to seek knowledge and information on their own and, as a consequence, end up learning a foreign language alone or out of the school environment. Such attitudes are often reflected in the classroom, where teachers are sometimes assertively inquired upon by these students and can create disturbances with other classmates. Based on such context, this research/study aims to think about the teaching of English for High Ability / Gifted students (HA/G) through comics (comics). This genre appeals to students and provides learning opportunities by challenging them to enhance their social and learning skills. As a theoretical background, this study is based upon Renzulli (1999), Gardner (1995) and Ramos (2010), and well as the National Curricular Parameters (PCN) and the National Curriculum Guidelines (OCN). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8891 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_2014_1_12.pdf | 20,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.