Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878
Título: | Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR |
Autor(es): | Santos, Michelle Regina Alves dos |
Orientador(es): | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Linguística aplicada Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas Educational technology Applied linguistics Education - Effect of technological innovations on Education, Higher - Effect of technological innovations on |
Data do documento: | 25-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Michelle Regina Alves dos. Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente dentro do campo Computer Assisted Language Learning (CALL) e tem por objetivo descrever e analisar o processo de letramento digital em um curso de licenciatura em Letras. Este é um estudo descritivo do tipo levantamento quantitativo que faz uso de um questionário como instrumento de coleta de dados. O instrumento de coleta de dados é um questionário que foi aplicado em alunos do 7o semestre do Curso de Letras da UTFPR. Com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2005) e Warschauer e Meskill (2000), foi possível verificar que estes alunos são, de certa forma, preparados para utilizar a tecnologia na sala de aula, mas o curso em si não é o responsável para este letramento. Assim, as disciplinas relacionadas com o uso da tecnologia não estão sendo profícuas, o que significa que elas devem ser repensadas. |
Abstract: | This study is inserted in the Applied Linguistics area, specifically within the Computer Assisted Language Learning (CALL) field and it aims to describe and analyze the process of digital literacy in an undergraduate degree course in Languages. This is a descriptive study with a quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The instrument for data collection is a questionnaire that was applied to students in the 7th semester of the Languages Course of UTFPR. Based on studies by Lankshear and Knobel (2005) and Warschauer and Meskill (2000), we found that these students are, in a way, prepared to use technology in the classroom, but the course itself is not responsible for this literacy. Thus, the subjects related to technology use are not being effective, which means that they must be rethought. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_ 2013_2_15.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.