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Título: O ensino de pronúncia de língua inglesa nos livros didáticos do ensino médio da rede pública
Autor(es): Tucunduva, Luana Íria
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Língua inglesa - Pronúncia
Livros didáticos
Língua inglesa - Fonética
English language - Pronunciation
Textbooks
English language - Phonetics
Data do documento: 4-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TUCUNDUVA, Luana Íria. O ensino de pronúncia de língua inglesa nos livros didáticos do ensino médio da rede pública. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Sabe-se que a pronúncia costuma ser preterida no ensino de inglês, apesar de sua importância. Deve-se levar em consideração, no entanto, que existem aspectos de pronúncia determinantes para a inteligibilidade entre os falantes, os quais não devem ser ignorados pelo professor. Faz- se necessário, portanto, que as aulas de inglês nas escolas contemplem o ensino da pronúncia da língua em conjunto com os demais aspectos do ensino. Assim, pretende-se aqui verificar de que forma a pronúncia é abordada nos livros didáticos do Ensino Médio da rede pública, os quais norteiam a atuação dos docentes em sala de aula. Este trabalho também analisará como a pronúncia de língua inglesa é abordada nos documentos oficiais do Estado – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – e nos livros didáticos aprovados no edital de 2012 deste último – guia responsável por avaliar os livros didáticos passíveis de serem utilizados na rede pública de ensino.
Abstract: Pronunciation is often deprecated in English as a second language teaching, despite its importance. One should take into account, however, that there are aspects of pronunciation that are determinant for intelligibility among speakers and should not be ignored by the teacher. Therefore, school English classes should contemplate pronunciation together with other aspects of teaching. Thus, this paper intends to verify how pronunciation is discussed in textbooks of Brazilian public High School, which guide the teacher’s work in the classroom. This research paper will also anlyze how the approach to pronunciation in English is in the “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”2, the “Orientações Curriculares Nacionais” (OCN)3 and the 2012 edition of the “Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)”4 – guide responsible for evaluating the textbooks which can be used in public schools. Furthermore, the textbooks approved by the abovementioned edition of this guide will also be here analyzed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8874
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