Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbilino, Jonata Eduardo Dresseno
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:24Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:24Z-
dc.date.issued2015-07-08
dc.identifier.citationABILINO, Jonata Eduardo Dresseno. Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857-
dc.description.abstractThis study concerns a qualitative survey conducted in the city of Itaiópolis / SC, located in northern Santa Catarina plateau, whose objective was to develop and implement a Modern Physics and Contemporary teaching proposal for Secondary Education, based on the topics: Photoelectric Effect and experiment Double-slit, through ICT and experience at the State Primary School Virgil Lowland, answering the question: Is it feasible to enter the discussion in high school on the Modern and Contemporary Physics ICT-mediated and experiments, based on the effect of topical photoelectric and double-slit experiment in public schools? To consolidate research, data collection was done using audio recordings of instruments and a field diary. The evaluation and verification of the data were made via content analysis, from the audio transcript. Data collected during the survey provide indications that can be applied topics of Modern and Contemporary Physics in high school since the teacher implant a minimum teaching-learning methodology and use ICT in order to mediate the didactic transposition, thus facilitating student learning. The research also showed the importance of training of the teaching, so that it knows how to use it properly pedagogical tools, and finally also shows that it is feasible to apply the topics of FMC in school and its context, it should also be feasible to extrapolate results by applying the proposal to the rest of the public schools, except the minimum boundary conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Projeto auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectInformation technology - Computer-aided designpt_BR
dc.titleInserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinensept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho diz respeito a uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Itaiópolis/SC, localizada no planalto norte catarinense, cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio, com base nos tópicos: Efeito Fotoelétrico e Experimento Dupla-fenda, através de TIC e experimento na Escola Estadual Básica Virgílio Várzea, respondendo à pergunta: É viável a inserção da discussão no Ensino Médio sobre a Física Moderna e Contemporânea mediadas pelas TIC e experimentos, tendo por base os tópicos de efeito fotoelétrico e experimento dupla-fenda, em escolas públicas? Para consolidar a pesquisa, a coleta dos dados foi feita utilizando-se de instrumentos de gravações de áudio e um diário de campo. A apreciação e verificação dos dados foram feita via análise de conteúdo, a partir do áudio transcrito. Os dados coletados durante a pesquisa fornecem indicativos de que é possível aplicar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, desde que o professor implante uma metodologia de ensino- aprendizagem mínima e use as TIC de forma a mediar à transposição didática, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. A pesquisa também mostrou a importância da formação do docente, de modo que o mesmo saiba usar o ferramental pedagógico adequadamente, e por fim mostra também que se é viável aplicar os tópicos de FMC na escola e seu contexto, deve ser também viável extrapolar os resultados aplicando a proposta ao restante das escolas públicas, salvo as condições mínimas de contorno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.contributor.referee1., .
dc.contributor.referee2., .
dc.contributor.referee3., .
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_04.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.