Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Camila Ferreira
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:17Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:17Z-
dc.date.issued2015-07-15
dc.identifier.citationAGUIAR, Camila Ferreira. O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8852-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the Textbook of Physics influences the Curriculum organization developed by the Physics teacher in his teaching activity. Based on a brief review of Curriculum Theories and on some aspects of the Textbook, an attempt is establish its role how one of the great guides of curriculum. The fieldwork was developed through a non participating observation of the classes from a Physics teacher of a Public High School, mostly about the presence and use of the Physics Textbook in his classes. Based on the teacher’s work plan and the observation in the classes, is observed a distance between the written and practiced, and the close relationship between teaching practice and the requirements of adopted Textbook, so it is evident its role as a guiding curriculum practiced by the teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Influênciapt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.subjectTextbooks - Influencept_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.titleO livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoBusca verificar como o livro didático de Física influencia a organização do currículo desenvolvido pelo professor dessa disciplina em sua atividade docente. A partir de uma breve revisão das diversas teorias de currículo e de alguns aspectos dos livros didáticos, procura-se estabelecer o papel por eles desempenhado como um dos grandes orientadores curriculares. O trabalho de campo é desenvolvido através de uma observação não participante das aulas de um professor de Física de uma escola pública estadual, principalmente em relação à presença e uso do livro didático de Física em suas aulas. Tomando como referência o Plano de Trabalho Docente do professor e o observado nas aulas, verifica-se haver um distanciamento entre o escrito e o praticado e uma estreita relação entre a prática docente e o prescrito no livro adotado. Evidencia-se assim o seu papel como orientador do currículo praticado pelo professor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Nilson Marcos Dias
dc.contributor.referee1Garcia, Nilson Marcos Dias
dc.contributor.referee2.
dc.contributor.referee3.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmicos de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_01.pdf879,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.