Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinhares, Maria Lucia de Camargo
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:15Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:15Z-
dc.date.issued2015-02-24
dc.identifier.citationLINHARES, Maria Lucia de Camargo. O estudo da termodinâmica em sala de aula: uma perspectiva crítica a partir da história da ciência. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8851-
dc.description.abstractThe inclusion of elements of the history of science, in thermodynamics classes in high school, can contribute to a more critical view of the construction process of scientific knowledge? To answer this research question it was conducted, at first, the creation of a study group, with two high school teachers, to allow the discussion of bibliographic references that would help to understand the relationship between science, technology and society, with emphasis on topics of entropy and fatigue in the history of science. In addition, the group could discuss the various possibilities to perform activities and classes on these topics. Thus, through these proceedings, it was possible to create materials and prepare lessons strategies for the implementation of activities involving the history of science for two second-year high school classes. The most relevant information collected with these lessons were recorded in a field diary which together with the homework submitted by the students, were analyzed, providing results favorable to the use of elements of the history of science. So, if the results of our research shows that isolated activities can contribute to a broader teacher education, they also demonstrate that ideally the application of elements of the history of science in physics classes has to be a continuous process. Isolated activities contribute to a broader teacher education, but it is not ideal. In addition, there are problems related to the general structure of educational institutions that end up depriving actions like the proposal here presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.titleO estudo da termodinâmica em sala de aula: uma perspectiva crítica a partir da história da ciênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPode a inserção de elementos da História da Ciência, nas aulas de termodinâmica no ensino médio, colaborar para uma visão mais crítica sobre o processo de construção do conhecimento científico? Para responder a esta questão, foi realizado, em um primeiro momento, um grupo de estudos, com dois professores do ensino médio, para que possibilitasse a discussão de referenciais bibliográficos que ajudassem a compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como os temas escolhidos sobre História da Ciência. Além disso, o grupo pôde debater sobre as diversas possiblidades de realizar atividades e aulas sobre estes temas. Dessa maneira, foi possível criar materiais e elaborar estratégias de aulas para a aplicação de atividades envolvendo a História da Ciência para duas turmas do segundo ano do ensino médio. As informações mais relevantes coletadas dessas aulas foram registradas em um diário de campo que, juntamente com os trabalhos entregues pelos alunos, foram analisadas, proporcionando resultados favoráveis ao uso de elementos da História da Ciência. Sendo assim, se alguns resultados de nossa pesquisa demonstram que, as atividades isoladas podem contribuir para uma formação mais ampla ela também demonstra que, idealmente, o uso da História da Ciência em aulas de Física tem que ser um processo contínuo. Além disso, existem problemas em relação à estrutura geral das instituições de ensino que acabam por privar ações como a proposta aqui apresentada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Gilson Leandro
dc.contributor.advisor-co1Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_2_04.pdf559,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.