Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leandro da Hora
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:11Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:11Z-
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationSILVA, Leandro da Hora. O uso do episódio histórico de Arquimedes como fator motivador nas aulas de mecânica dos fluidos. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8848-
dc.description.abstractThe use of history and philosophy of science for teaching Physics is increasing, according to published research (FORATO; MARTINS; PIETROCOLA, 2010). This work consisted in the analysis of a historical myth as a motivator for teaching physics. Opted for the historical episode of Archimedes and the crown of King Hieron II of Syracuse, which is known by most students, without being sure of its veracity and the contents of physics that few explored. The research consisted in the use of the History of Science for the teaching of physics to analyze the contributions that their use is through the development of a didactic sequence, which was based on historical episode of Archimedes and the Hieron II of Syracuse king crown, and application of this Didactic Sequence (DS) in class in high school. Based on the literature of the area, the working theme is Fluid Mechanics, which is little explored in the classroom. Didactic Sequence comprised four classes which address an experiment content and density, pressure, buoyancy and surface tension of water. The application of DS was filmed, and the data collection was also obtained by the logbook and the activity that the students performed. The students did an activity at the end of SD to evaluate the content presented during the four classes. The research wanted to raise the contributions obtained to physics teaching with the application of the Didactic sequence and the use of the History of Science, the raised contributions were compared with the contributions indicated by the specialized literature. More attractive and interesting lessons were one of the contributions identified by the survey.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectFluid mechanicspt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso do episódio histórico de Arquimedes como fator motivador nas aulas de mecânica dos fluidospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso da História e a Filosofia da Ciência para o ensino de Física vem aumentando, conforme as pesquisas divulgadas (FORATO; MARTINS; PIETROCOLA, 2010). Este trabalho consistiu na análise de um mito histórico como motivador para o ensino de Física. Optou-se pelo episódio histórico de Arquimedes e a coroa do rei Hieron II de Siracusa, que é conhecido por grande parte dos alunos, sem ter a certeza sobre sua veracidade e pelos conteúdos de Física que são poucos explorados. A pesquisa consistiu no uso da História da Ciência para o ensino de Física, para analisar as contribuições que seu uso traz, através da elaboração de uma Sequência Didática, que se baseou no episódio histórico de Arquimedes e a coroa do rei Hieron II de Siracusa, e na aplicação desta Sequência Didática (SD) em sala de aula no Ensino Médio. Fundamentado na literatura específica da área, o tema trabalhado é a Mecânica dos Fluidos, que é pouco explorado em sala de aula. A Sequência Didática foi composta por quatro aulas que abordam um experimento e os conteúdos de densidade, pressão, empuxo e tensão superficial da água. A aplicação desta SD foi filmada, e a coleta de dados também foi obtida pelo diário de bordo e pela atividade que os alunos realizaram. Os alunos fizeram uma atividade ao final da SD para avaliar o conteúdo apresentado durante as quatro aulas. A pesquisa quis levantar as contribuições obtidas ao ensino de Física com a aplicação da Sequência Didática e com a utilização da História da Ciência, as contribuições levantadas foram comparadas com as contribuições apontadas pela literatura especializada da área. Aulas mais atrativas e interessantes foram umas das contribuições identificadas pela pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Florczak, Marcos Antonio
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_2_02.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.