Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuckow, Erica Miranda
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:10Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:10Z-
dc.date.issued2015-02-20
dc.identifier.citationSUCKOW, Erica Miranda. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847-
dc.description.abstractIn a didactic sequence of geometrical optics designed for high school student’s, the concepts of shadow and penumbra were introduced from photographs of graffiti found in urban art, particularly those bear the name of "Baycroc potatoes", chosen for creating the illusion of three-dimensionality using the representation of shadows. It was adopted as theoretical framework to Meaningful Learning Theory of Ausubel, and Data for the study were collected through a field diary, chronicling student’s reactions during the application of the didactic sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectSombraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectGeometrical optics - Educationpt_BR
dc.subjectShades and shadowspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPhysics (High school)pt_BR
dc.titleUma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNuma sequência didática sobre óptica geométrica elaborada para alunos de Ensino Médio, os conceitos de sombra e penumbra foram introduzidos a partir de fotografias dos grafites encontrados na arte urbana, principalmente os que levam o nome de “Batatas de Baycroc”, escolhidos por criarem a ilusão de tridimensionalidade usando a representação das sombras. Foi adotado como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e os dados para a pesquisa foram coletados mediante um diário de campo, narrando as reações dos alunos durante a aplicação da sequência didática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Mário Sérgio Teixeira de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_2_01.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.