Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Junior, José de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:00Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:00Z-
dc.date.issued2016-06-29
dc.identifier.citationCOSTA JUNIOR, José de Oliveira. Like a drum don’t stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8840-
dc.description.abstractThis essay deals with possibilities of a didactic al proposal of analyses of Soundscape and music, developed with students from Physics Teachers Education from Universidade T ecnológica Federal do Paraná. This proposal has its grounds in studies of Soundscape, by Raymond Mur ray Schafer. The proposed didactical sequence involved four meetings, of two hours classes each, in April and May, 2016. In these meetings there were students’ writing productions. These essays and oral expressions produced during the activ ities were all recorded and registered in a field journal and were analyzed according to Subject Matter Analysis characteristics and postulates , proposed by Laurence Bardin. Among the results , it may be highlighted some progresses concerning the dev elopment of listening perception, critics to the observed Soundscape and reflexio n related to the impositions of Cultural Industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectAcústica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCultural industriespt_BR
dc.subjectAcousticspt_BR
dc.subjectAcoustics - Study and teachingpt_BR
dc.titleLike a drum don't stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústicapt_BR
dc.title.alternativeLike a drum don’t stop beating: an analysis regarding science, technology, society, environment, art and culture on acoustic teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, discutem - se possibilidades de uma proposta didática de análise de paisagens sonoras e música, desenvolv ida com alunos do curso de Licenciat ura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Es ta proposta possui fundamentos em estudos de paisagens sonoras, conforme Raymond Murray Schafer. A sequência didática proposta envolveu quatro encontros, de duas horas-aulas cada, nos meses de abril e maio de 2016, em que houve produções escritas dos participantes. A análise dessas produções escritas e de expressões orais dos alunos durante as atividades, grav adas em áudio e registradas em diário de campo, foi realizada de acordo com pressuposto s e características de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Entre os resultados, podem ser destacados avanços em relação ao desenvolvimento de percepção auditiv a, críticas à paisagem sonora observ ada e reflexão em relação às imposições da indústria cultural.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi
dc.contributor.advisor-co1Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee1Sutil, Noemi
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee3Pinto, Angela Emilia de Almeida
dc.contributor.referee4Garcia, Nilson Marcos Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2016_1_1.pdf777,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.