Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Victor Hugo
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:48Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:48Z-
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationMARTINS, Victor Hugo. Jogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8830-
dc.description.abstractMost students devote a significant number of hours to digital games comparable to the time devoted to school. This Undergraduate thesis aims to analyze the point of view of Physics teachers about the use of digital games in teaching. For the theoretical foundation, we present elements of David Ausubel’s theory of meaningful learning. The research methodology involved the construction of an online questionnaire, which was answered by 34 professionals involved in Physics teaching. The answers were submitted to reading and interpretation from the discursive textual analysis, which led to the construction of the following categories: Contrary, Favorable and Partially Favorable. The teachers were engaged with the theme, presenting a concern to connect the student’s experience with the classroom. Despite declaring themselves open to the use of games in teaching, teaching professionals claim to have barriers, especially structural, pointing to the existence of applications they consider more relevant than the use of digital games, such as simulations and experiments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.titleJogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de físicapt_BR
dc.title.alternativeDigital games: perspectives of use in the process of teaching and learning of physicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoBoa parte dos estudantes da Ed. Básica dedicam um número de horas significativo aos jogos digitais comparáveis ao tempo dedicado à escola. O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores de Física acerca do uso de jogos digitais no ensino. Para a fundamentação teórica, apresentam-se elementos da teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. A metodologia de pesquisa envolveu a construção de um questionário online, que foi respondido por 34 profissionais envolvidos com ensino de Física. As respostas foram submetidas à leitura e interpretação a partir da análise textual discursiva, o que levou a construção das seguintes categorias: Contrários, Favoráveis e Parcialmente Favoráveis. Os professores se mostraram atraídos pela temática, apresentando uma preocupação em conectar a vivência do aluno com a sala de aula. Apesar de se declararem abertos ao uso de jogos no ensino, os profissionais do ensino alegam haver barreiras, principalmente estruturais, apontando a existência de aplicações que consideram mais pertinentes do que a utilização de jogos digitais, como simulações e experimentos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Roehrig, Silmara Alessi Guebur
dc.contributor.referee1Roehrig, Silmara Alessi Guebur
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee3Kretschek, David
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2019_2_05.pdf646,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.