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dc.creatorSilva, Josiane Carvalho da
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:46Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:46Z-
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.citationSILVA, Josiane Carvalho da. A formação inicial de professores de ciências e o ensino de física dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8828-
dc.description.abstractScience is characterized as a human production, whose main objective is the construction of scientific knowledge – concrete and systematized. It is divided into several branches, such as Physics, Chemistry, Biology, Astronomy, among others. In elementary school, the contents of Natural Sciences are presented in the school subject of Sciences. Although it constitutes a specific school discipline, its interdisciplinary character is evidenced by the different branches that compose it, and should be taken into account both in the choice of contents to be worked on and in the initial training of the teacher who teaches it, as it is in this discipline that students students will have contact with information that allows them to understand, explain and solve different situations of daily life related to the natural sciences. Considering the importance of teacher training, this research aims to characterize how Physics appears, both in academic training, and in teaching work in the final grades of Elementary Education in the state of Paraná. Qualitative in nature, it was developed in four stages: bibliographic review, data collection of official documents on teacher education and science teaching, information gathering on Biological Sciences Degree courses in selected institutions and, finally, treatment and data analysis. Data analysis was carried out based on Content Analysis, which makes it possible to identify the presence of elements related to the conditions in which undergraduate students are being trained and their relationship with school science content and its teaching. Among the interpretation propositions, it can be highlighted that the results showed that the courses, in general, seek to provide a strong theoretical contribution in the area of Biology, giving little emphasis to the disciplinary and curricular knowledge of Physics, consequently training Science teachers with a restricted view on the school knowledge of this discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de ciências e o ensino de física dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe initial training of science teachers and the teaching of physics in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Ciência é caracterizada como uma produção humana, cujo objetivo principal é a construção do conhecimento científico – concreto e sistematizado. Ela se divide em diversos ramos, como Física, Química, Biologia, Astronomia, entre outros. No Ensino Fundamental, os conteúdos de Ciências Naturais são apresentados na disciplina escolar de Ciências. Embora se constitua em uma disciplina escolar específica, seu caráter interdisciplinar se evidencia pelos diversos ramos que a compõem, devendo ser levados em consideração tanto na escolha dos conteúdos a serem trabalhados quanto na formação inicial do docente que a ministra, pois é nesta disciplina que os alunos terão contato com as informações que permitem compreender, explicar e resolver diversas situações da vida cotidiana relacionadas às ciências da natureza. Considerando-se a importância da formação do docente, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar de que forma a Física aparece, tanto na formação acadêmica, quanto no trabalho docente nas séries finais do Ensino Fundamental no estado do Paraná. De caráter qualitativo, foi desenvolvida em quatro etapas: revisão bibliográfica, levantamento de dados dos documentos oficiais sobre a formação docente e sobre o ensino de Ciências, levantamento de informações sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em instituições selecionadas e, por fim, tratamento e análise dos dados. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, que possibilita identificar a presença de elementos referentes às condições em que os licenciandos estão sendo formados e sua relação com os conteúdos escolares de Ciências e o seu ensino. Entre as proposições de interpretação, pode-se destacar que os resultados apontaram que os cursos, em geral, buscam fornecer forte aporte teórico na área de Biologia, atribuindo pouca ênfase nos saberes disciplinares e curriculares de Física, formando, consequentemente, professores de Ciências com uma visão restrita sobre os conhecimentos escolares dessa disciplina.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi
dc.contributor.referee3Garcia, Nilson Marcos Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

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