Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8824
Título: Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
Autor(es): Anjos, Vinicius Pereira dos
Orientador(es): Costa, Rita Zanlorensi Visneck
Palavras-chave: Biofísica - Estudo e ensino
Eletromagnetismo - Estudo e ensino
Corpo humano na educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Física - Estudo e ensino
Biophysics - Study and teaching
Electromagnetism - Study and teaching
Human body in education
Interdisciplinary approach in education
Physics - Study and teaching
Data do documento: 17-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANJOS, Vinicius Pereira dos. Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo. 2019. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo expor a pesquisa que elaborou uma proposta educacional para abordagem do eletromagnetismo com associação entre física e corpo humano, considerando pressupostos da transposição didática. Fez-se um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações que justificam a abordagem temática no ensino de física. As relações entre eletromagnetismo e biologia são usadas como princípio contextualizador que traz mais significado ao processo de aprendizagem de um adolescente no ano final do ensino médio. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da UTFPR, esta proposta de ensino foi aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Paraná. Esta pesquisa descritiva avaliou a hipótese de que o ensino de física, a partir da abordagem temática “corpo humano”, traz uma prática mais contextualizada, e tem potencial para despertar mais interesse do aluno pelo estudo desta disciplina. Foi elaborado um material didático impresso para uma intervenção que foi realizada em sala de aula, de duas horas aula. Tal material trouxe a possibilidade de relacionar assuntos estudados nas aulas de física, como corrente elétrica e capacitores, fazendo relações com a anatomia e fisiologia humana, abordando também as tecnologias desenvolvidas a partir dessa relação e usadas na medicina, por exemplo. A produção deste texto permitiu uma abordagem que motivou o aluno a estudar física, com contexto próximo ao seu cotidiano e com potencial interdisciplinar, integrando não somente aqueles que se autoavaliam como simpatizantes das ciências exatas.
Abstract: This work aims to expose the research that elaborated an educational proposal to approach electromagnetism with association between physics and human body, considering assumptions of didactic transposition. A bibliographical survey was made of articles, theses and dissertations that justify the thematic approach in physics teaching. The relationships between electromagnetism and biology are used as acontextualizing principle that brings more meaning to the learning process of an adolescent in the final year of high school. After approval by the Ethics and Research Committee of UTFPR, this teaching proposal was applied to the students of the 3rd year of High School in a state school in Paraná. This descriptive research evaluated the hypothesis that the teaching of physics, from the thematic approach "human body", brings a more contextualized practice, and has the potential to arouse more student interest in the study of this discipline. A printed didactic material was prepared for an intervention that was held in the classroom, in two periods. Such material brought the possibility of relating subjects studied in physics classes, such as electric current and capacitors, making connections with human anatomy and physiology, also addressing the technologies developed from this relation and used in medicine, for example. The production of this text allowed an approach that motivated the student to study physics, with a context close to their daily life and with interdisciplinary potential, integrating not only those who self-evaluate themselves as sympathizers of the exact sciences.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8824
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2019_1_03.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.