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dc.creatorSouza, Matheus Henrique de
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:38Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:38Z-
dc.date.issued2018-12-05
dc.identifier.citationSOUZA, Matheus Henrique de. Caracterização das concepções de ciência e de ensino-aprendizagem presentes nas propostas experimentais nos livros didáticos de física PNLD 2018. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8819-
dc.description.abstractThis research presents the results of an analysis that aimed to characterize the teaching-learning and Science conceptions of experimental activities proposed by the Physics textbooks according to previously determined characteristics. The research and content developed are important because of the high investment and comprehensiveness of the textbooks distributed by the PNLD, as well as the role that these books play in teaching activity and its potential to overcome some of the structural problems of schools. The purpose of this characterization is to assist teachers in the choice of physics textbooks and, perhaps, those involved in the process of approving textbooks to carry out this activity in a more critical way. For its realization, the pedagogical models proposed by Becker (1994) -directive, non-directive and relational -, the teaching approaches proposed by Mizukami(1986) -traditional, humanist and sociocultural -and the science conceptions proposed by Chauí (2000) -rationalist, empiricist and constructivist. The characteristics of the experimental proposals presented in the physics textbooks analyzed, related toeach design, were inspired by the PNLD 2018 e Edital, and by the works of Araujo and Abib (2003) and Güllich e Silva (2013). After obtaining the results, it was verified that a good part of the Physics textbooks approaches the experimentation in order to emphasize a conception of positivist science and a conception of traditional teaching-learning. It was also verified that the requirements required by the public announcement of the PNLD are only met in part, which suggests a lack of criteria for the approval of the selected books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleCaracterização das concepções de ciência e de ensino-aprendizagem presentes nas propostas experimentais nos livros didáticos de física do PNLD 2018pt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of conceptions of science and teaching-learning present in experimental proposals in didactic books of physics PNLD 2018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma análise que teve como objetivo caracterizar as concepções de ensino-aprendizagem e de Ciência das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Física de acordo com características previamente determinadas. A pesquisa e o conteúdo desenvolvido têm importância em virtude do alto investimento e da abrangência dos livros didáticos distribuídos pelo PNLD, bem como do papel que esses livros desempenham na atividade docente e da sua potencialidade para suprir alguns problemas estruturais das escolas. O propósito dessa caracterização é auxiliar os professores na opção pelos livros didáticos de Física e, talvez, os envolvidos no processo de aprovação dos livros didáticos a realizar essa atividade de maneira mais crítica. Para sua realização, foram tomados como base os modelos pedagógicos propostos por Becker (1994) –diretivo, não diretivo e relacional –, as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986) –tradicional, humanista e sociocultural –e as concepções de Ciência propostas por Chauí (2000) –racionalista, empirista e construtivista. As características das propostas experimentais presentes nos livros didáticos de Física analisados, relacionadas a cada concepção foram inspiradas, pelo Edital do PNLD 2018 e pelos trabalhos de Araujo e Abib (2003) e de Güllich e Silva (2013). Após à construção dos resultados, verificou-se que boa parte dos livros didáticos de Física aborda a experimentação de forma a ressaltar uma concepção de ciência positivista e uma concepção de ensino-aprendizagem tradicional. Constatou-se também que os requisitos exigidos pelo Edital do PNLD 2018 são atendidos apenas em parte, o que sugere uma falta de criteriosidade para a aprovação das obras selecionadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio
dc.contributor.referee3Garcia, Nilson Marcos Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
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