Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Vinícius Geovane
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:32Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:32Z-
dc.date.issued2017-12-05
dc.identifier.citationGARCIA, Vinícius Geovane. Interdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015pt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in physics textbooks: an analysis of collections from PNLD 2015pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs livros didáticos e a interdisciplinaridade são elementos importantes do ensino brasileiro. O livro didático é um dos protagonistas na educação e o seu conteúdo e a sua utilização impactam o ensino. Já a interdisciplinaridade é um dos requisitos presentes nos editais do PNLD, ou seja, sua existência nos livros é uma exigência do Ministério da Educação. Portanto, para se utilizar o livro e a interdisciplinaridade contida nele de maneira coerente, os manuais dos livros também apresentam suas definições e usos da interdisciplinaridade. Logo, os preceitos dos autores dos livros devem culminar em atividades e propostas para sala de aula. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a interdisciplinaridade presente nas coleções do PNLD 2015. Entretanto, a proposta não é somente verificar a interdisciplinaridade, e sim os preceitos metodológicos e seu aparecimento em atividades propostas ou no texto. Dessa forma, a investigação começou por meio do Guia dos Livros Didáticos do PNLD 2015, utilizando-se da análise documental e de procedimentos da análise de conteúdo para selecionar as coleções segundo a forma como a Interdisciplinaridade se evidenciou. Seguidamente, utilizando a mesma metodologia, foram examinados os manuais das coleções selecionadas e seções específicas destas. Como um primeiro resultado, se obteve um panorama das coleções didáticas selecionadas que se inicia com as concepções metodológicas até as atividades para a sala de aula de cada uma das coleções. Foi possível observar que as obras analisadas estão em consonância com a teoria e os documentos oficiais e que se dividem basicamente em dois grupos. O primeiro grupo identificado é formado por aqueles que optaram por criar um segmento onde a interdisciplinaridade estaria mais presente e o segundo seria composto pelos que trabalharam com projetos interdisciplinares. Todas as obras analisadas apresentaram a interdisciplinaridade sendo possível diferenciá-las principalmente por meio da escolha entre o número de contextos interdisciplinares abordados e a profundidade ao trabalha-los. Considera-se que esta pesquisa pode auxiliar professores como um exemplo na busca de uma característica metodológica e também como um registro das características e qualidades dessas coleções.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio
dc.contributor.referee3Florczak, Marcos Antonio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_5.pdf12,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.