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Título: Sistema eletrônico de estacionamento rotativo
Autor(es): Soares, Fábio Augusto Rossetti
Shin-ike, Renata Lumi
Orientador(es): Goes, Rafael Eleodoro de
Palavras-chave: Microcontroladores
Criptografia de dados (Computação)
Sistemas embarcados (Computadores)
Microcontrollers
Data encryption (Computer science)
Embedded computer systems
Data do documento: 19-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOARES, Fábio Augusto Rossetti; SHIN-IKE, Renata Lumi. Sistema eletrônico de estacionamento rotativo. 2014. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014
Resumo: Na cidade de Curitiba, em regiões de alto tráfego de veículos, foi introduzido um sistema tarifário com o intuito de democratizar a utilização de vagas públicas. Estes locais foram demarcados como áreas de EstaR (Estacionamento Regulamentado). Contudo, o sistema utilizado não é prático ou cômodo para o usuário, uma vez que consiste em um cartões de papel onde o motorista assinala o horário em que estacionou, garantindo a sua permanência regularizada na vaga durante a hora seguinte. Este processo implica em alguns problemas, como o desperdício de um cartão ao assinalar a hora errada, pagar por uma hora completa mesmo permanecendo estacionada na vaga por alguns minutos, dificuldade para encontrar local de compra, ou agente de trânsito no momento necessário, além da comercialização ilegal dos blocos de EstaR. Esse trabalho descreve o estudo e o desenvolvimento de um sistema alternativo à utilização dos blocos de papel. Este sistema consiste em um dispositivo eletrônico contendo créditos em que, através de um botão, o usuário ativa o desconto de créditos ao estacionar em uma vaga de EstaR. Estes créditos são comprados através de um website e cada crédito equivale a um minuto de estacionamento regulamentado. A transferência para o dispositivo é feita pela porta USB de um computador. O sistema ainda possui algoritmos de criptografia para proteger as informações de crédito e evitar fraudes. A alternativa desenvolvida visa um sistema mais justo em que o usuário pague pelo tempo real estacionado, ao invés de pagar o valor de uma hora mesmo quando permanece por menos tempo na vaga.
Abstract: A tariff system was deployed in areas of high traffic in Curitiba in order to democratize the occupation of public parking places. These places are called EstaR (from portuguese "Estacionamento Regulamentado") areas. However, this system is not so practical or convenient for the users, since it consists on paper pads on which the driver marks the parked time, ensuring his stay is regularized over the next hour. This process involves some problems such as the wasting of card when marking the wrong time, the payment of an complete hour even if the driver parked for a few minutes, the difficulty of finding a seller of those paper pads and the illegal sale of EstaR cards. This paper describes the study and development of an alternative to the use of paper pads. This alternative consists on a system on which a electronic device contain credits. The user presses a button to activate the discount of credits whenever is parked on a EstaR area. These credits are purchased through a website and each credit is equivalent to a minute parked. They are passed to the device by an USB cable attached to a computer. This system also has encryption algorithms to protect the credit information. This alternative seeks a fairer system where the user pays the actual parked time instead of paying the price for an hour even when he doesn't stays for this long.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8497
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