Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8456
Título: Controlador de tensão de polarização para moduladores eletro-ópticos
Título(s) alternativo(s): Polarization voltage controller for electro-optical modulators
Autor(es): Alvares, João Vitor Galdino Souto
Orientador(es): Neves Junior, Paulo de Tarso
Palavras-chave: Moduladores (Eletrônica)
Sistemas de controle digital
Fourier, Transformadas de
Microcontroladores
Comunicações ópticas
Modulators (Electronics)
Digital control systems
Fourier transformations
Microcontrollers
Optical communications
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALVARES, João Vitor Galdino Souto. Controlador de tensão de polarização para moduladores eletro-ópticos. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho relata o processo de implementação de um controlador de tensão de polarização para moduladores eletro-ópticos. O controle é feito através de uma fonte de tensão DC, que é responsável por alimentar o modulador. O sinal de feedback do sistema de controle é dado por um fotodiodo presente no modulador. No tratamento do sinal são aplicados filtros passa-faixas, para verificar a frequência, e através de suas distorções harmônicas, analisar o quanto do sinal de polarização está distorcendo. As conferências das harmônicas, são feitas com cálculos da transformada de Fourier, ou transformada rápida de Fourier (FFT). A interface homemmáquina do sistema é capaz de observar os valores das relações harmônicas, valores de frequência e selecionar o controle automático para encontrar o ponto de menor distorção e o controle manual. O código foi desenvolvido no software Atmega Studio 6.2. Como resultado, conseguiu-se controlar de forma automática e manual a tensão de polarização configurada.
Abstract: This work reports the implementation process of a polarization voltage controller for electro-optical modulators. The control is done through a DC voltage source, which is responsible for powering the modulator. The feedback signal from the control system is given by a photodiode present integrated in the modulator. As harmonics conferences, they are made with Fourier Transform calculations, or Fast Transform Fourier (FFT). A man-machine interface of the system is able to observe the values of harmonic relations, frequency values and select the automatic control to find the point of least distortion and the control manual. The code was developed without Atmega Studio 6.2 software. As a result, the configured bias voltage was automatically and manually controlled.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8456
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2018_1_05.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.