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Título: ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
Autor(es): Brandão, Hélio Augusto Boni
Orientador(es): Jakubiak, Douglas Roberto
Palavras-chave: Aeroportos - Automação
Sinais e sinalização
Firmware
Airports – Automation
Signals and signaling
Computer firmware
Data do documento: 30-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRANDÃO, Hélio Augusto Boni. ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso proposto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de identificação de lâmpadas defeituosas nas pistas de um aeroporto. O projeto foi desenvolvido durante a execução de estágio em uma empresa alemã. Através de análises dos sinais de tensão e corrente provenientes dos circuitos de alimentação das lâmpadas sinalizadoras da pista, foi avaliado que o método para detectar as falhas seria a medição da diferença de fase entre ambos os sinais e o algoritmo de Goertzel foi escolhido para isto. O projeto foi desenvolvido a partir de uma placa de circuitos integrados já desenvolvida pela empresa e envolve a recepção dos sinais analógicos de até oito circuitos diferentes, seu condicionamento e multiplexação deles para que somente duas entradas ADC do microcontrolador da família dsPIC33F fossem utilizadas. A comunicação com os outros equipamentos da empresa é feito através do protocolo I²C e um algoritmo de interpolação foi programado para que o número de lâmpadas fosse estimado através dos dados de dois estados armazenados por uma calibração prévia. O projeto foi desenvolvido em 6 meses, em Mannheim, Alemanha, totalizando 936 horas de trabalho.
Abstract: The proposed Final Project has as main goal the development of an identification system of defective lamps of an airport runway. The project was developed during an internship at a German company. Through analysis of the voltage and current signals proceeding from the runway’s signalization circuits, the measurement of the phase difference between both signals was chosen as the failure detection method and the Goertzel algorithm would be used to measure the desired delay. The project was developed on a previously designed circuit board, which belongs to the company, and comprehend the reception of the analog signals from up to eight different circuits, their conditioning and multiplexation in order to use only two analog inputs of the dsPIC33F family microcontroller. The communication with the other equipments of the company is held through the I²C protocol and an interpolation algorithm was programmed, so the amount of broken lamps could be estimated using data of two previously calibrated states. The development was accomplished in a six-month schedule in Mannheim, Germany, totalizing 936 work hours.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8452
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