Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorThomazini, Mauricio-
dc.date.accessioned2014-06-06T13:27:00Z-
dc.date.available2014-06-06T13:27:00Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.citationTHOMAZINI, Mauricio. Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular. 2013. 83 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/843-
dc.descriptionAcompanha: Um novo olhar para o desenvolvimento dos conceitos de divisão celular: trabalhando as relações de complexidade e racionalidade na aprendizagempt_BR
dc.description.abstractIn this work, some were known possibilities of connecting several contents that are involved in the undergraduate formation in the teaching of Biology, all of them related to the concept of cell division. Out of data that were provided by students of last year of licentiate in Biology at Universidade Federal do Paraná (Brazil), as well as official documents referring to the curriculum of this course, we identified the presence of specific relationships of complexity and rationality. In the context of the description introduced by E. Morin, we constructed a model for a complex network of knowledge, making evident the possible connections between contents which belong to different disciplines of this course. As our final product, we structured a didactic unit that consists in five classes, exemplifying the analyzed relationships, with the aim of facilitating the learning-education process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectComplexidade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBiologia - Currículos - Análisept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectComplexity (Philosophy)pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBiology - Curricula - Analysispt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAlgumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, foram conhecidas algumas possibilidades de articulação entre os diversos conteúdos envolvidos na formação de professores de Biologia, tendo todos eles uma ligação com o conceito de divisão celular. A partir de dados fornecidos por acadêmicos do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná e de documentos referentes ao currículo deste curso, foi identificada a presença pontual de relações de complexidade e racionalidade. No contexto da descrição de E. Morin, foi elaborado o modelo de uma rede complexa de conhecimentos, evidenciando possíveis conexões entre conteúdos presentes em diferentes unidades curriculares do núcleo básico do referido curso. Como produto final, foi estruturada uma unidade didática constituída por cinco aulas, exemplificando as relações analisadas, com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Mário Sérgio Teixeira de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Thomazini, Mauricio_2014.pdf8,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Thomazini, Mauricio_2014_1.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.