Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8389
Título: Estudo da influência dos furos na resistência à compressão de blocos cerâmicos de vedação
Autor(es): Unamuno, Daniel Del Lama de
Bilinski, Felipe Piluski
Izzo, Roberson Luiz Simões
Orientador(es): Cerri, José Alberto
Palavras-chave: Material cerâmico - Propriedades mecânicas
Revestimento em cerâmica
Resistência de materiais
Método dos elementos finitos
Ceramic materials - Mechanical properties
Ceramic coating
Strength of materials
Finite element method
Data do documento: 8-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: UNAMUNO, Daniel Del Lama de; BILINSKI, Felipe Piluski; IZZO, Roberson Luiz Simões. Estudo da influência dos furos na resistência à compressão de blocos cerâmicos de vedação. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta estudos com a finalidade de propor uma nova geometria que aumente a resistência à compressão do bloco cerâmico de vedação utilizado na construção civil. Para tanto são apresentadas características do atual cenário de produção de blocos, análises dimensionais e mecânicas de blocos encontrados no mercado e modelos sugeridos, simulados computacionalmente pelo método de elementos finitos com o uso do programa Abaqus©. As propostas foram dimensionadas conforme os critérios da norma NBR 15.270:1 para espessuras de paredes e septos, também foi utilizada uma mesma área de secção transversal, que conferiu a cada unidade a mesma quantidade de matéria prima empregada. Foi utilizado o modelo matemático de Mohr-Coulomb para a caracterização das propriedades mecânicas do material. Com base nas análises, pôde-se identificar, através de diagramas, as regiões de maior concentração de tensão. Estas regiões foram alteradas geometricamente, analisadas, e tiveram os seus resultados apresentados comparativamente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8389
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_EPC_2012_2_18.PDF4,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.