Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8382
Título: Sistema de gestão da qualidade e a sua influência na melhoria do processo de projetos em obras de execução de edifícios
Autor(es): Nascimento, Thalita Ayres do
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Construção civil - Estudo de casos
Administração de projetos
Construção civil - Controle de qualidade
Construção civil - Produtividade
ISO 9001
Building - Case studies
Project management
Building - Quality control
Building - Productivity
ISO 9001 Standard
Data do documento: 7-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NASCIMENTO, Thalita Ayres do. Sistema de gestão da qualidade e a sua influência na melhoria do processo de projetos em obras de execução de edifícios. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Com o aquecimento econômico do setor da Construção Civil no Brasil, surge a necessidade de que as empresas consigam resultados cada vez melhores, em menor prazo, com menor custo e melhor qualidade. O que se percebe, porém, é que o atendimento à elevada demanda e aos curtos prazos impossibilitou o planejamento adequado de alguns processos necessários ao correto desenvolvimento de um empreendimento. No caso de projetos e execução, percebe-se um distanciamento entre essas etapas, um voltado exclusivamente à execução e outro a representação do produto. Neste contexto, o presente trabalho traz de um estudo de caso conduzido junto a uma empresa de construção de edifícios, localizada na cidade de Curitiba-PR, e tem por objetivo propor ferramentas, orientações e alterações no sistema de gestão atual da empresa, utilizando os princípios de atendimento aos requisitos da ISO 9001:2008 e PBQP-H no que diz respeito ao planejamento, elaboração, verificação e validação de projetos em obra. Para tal foi realizada uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionários, na qual se buscou identificar a visão dos profissionais envolvidos nesse processo. Traz como resultado um panorama das oportunidades de melhorias encontradas, tais como a necessidade de acompanhamento do processo por um profissional que tenha a visão macro dos processos e do registro de ocorrências de projetos para retroalimentação e prevenção em futuros empreendimentos.
Abstract: With the economic boom in the sector of Construction in Brazil, comes the need for companies to better results in less time, with less cost and better quality. What is noticeable, however, is that the care of the high demand and short deadlines prevented proper planning of some processes necessary for the proper development of an enterprise. In the case of projects and implementation, one perceives a gap between these steps, one dedicated exclusively to running and another representation of the product. In this context, the present work is a case study of a construction company building located in the city of Curitiba-PR and aims to propose tools, guidelines and changes the current management system of the company, using the principles of meeting the requirements of ISO 9001:2008 and PBQP-H with respect to the planning, development, verification and validation of projects under construction. For this we conducted a field survey through questionnaires, which aimed to identify the views of professionals involved in this process. Provides an overview as a result of improvement opportunities found, the need for monitoring of the process by a professional who has a macro view of processes and reporting incidents of projects for feedback and prevention in future endeavors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8382
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_EPC_2012_2_11.PDF909,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.