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Título: Desenvolvimento de um conjunto educacional para aprendizagem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Título(s) alternativo(s): Development of an educational kit for learning in the science, technology, engineering and mathematics areas
Autor(es): Crovador, Gabriel
Silva, Leonardo Ayrton da
Strazzi, Victor Hugo Parizi
Orientador(es): Paula, Marco Antonio Busetti de
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem - Ensino e estudo
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Currículos - Planejamento
Tecnologia
Ciência
Matemática
Engenharia elétrica
Knowledge and learning - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
Curriculum planning
Tecnology
Science
Mathematics
Electric engineering
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CROVADOR, Gabriel; SILVA, Leonardo Ayrton da; STRAZZI, Victor Hugo Parizi. Desenvolvimento de um conjunto educacional para aprendizagem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular e pela reforma do Ensino Médio possibilitaram a integração dos conteúdos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ao currículo dos estudantes brasileiros. Para isso, optou-se pela aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos por meio da criação de um Conjunto Educacional financeiramente acessível em relação aos existentes no mercado, cujo elemento principal é o microcontrolador Arduino. Foi definido como público-alvo deste trabalho os alunos que cursam os Anos Finais do Ensino Fundamental, visando auxiliá-los na escolha das áreas eletivas e estimular o interesse destes nessas áreas. Como exemplo de aplicação do Conjunto Educacional, e inspirados na categoria IEEE Very Small Size da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica, foi criado um projeto denominado Carrinho-Robô. Seu desenvolvimento fundamenta-se em três vertentes: a Eletrônica, baseada em componentes que compõem o Conjunto Educacional; o Design, concebido no AutoCAD e enviado posteriormente para impressão 3D; e a programação, elaborada através da plataforma Arduino IDE. Foram criados quatro programas, nos quais o Robô se comporta de maneira diferente: no Básico, ele se movimenta conforme uma sequência predefinida; com Sensor de Cor, ele toma diferentes decisões dependendo da cor identificada; com Sensor Ultrassônico, ele desvia de obstáculos à sua frente; e com Sensor de Radiofrequência, é possível realizar o controle de seus movimentos remotamente. Para todos os casos, obtevese um resultado satisfatório dos testes.
Abstract: The changes proposed by the National Common Curricular Base and by the reform of the High School allowed to integrate contents of Science, Technology, Engineering and Mathematics areas to the curriculum of the Brazilian students. To do so, it was chosen to apply the methodology of Project-Based Learning through the creation of a Educational Kit financially accessible regarding those existing in the market, whose main element is the Arduino microcontroller. It was defined as the target audience of this Paper the students who attend the Final Years of Elementary School, in order to assist them in choosing the elective areas and to stimulate their interest in these areas. As an example of application of the Educational Kit, and inspired by the IEEE Very Small Size category of the Latin American and Brazilian Robotics Competition, a project called “Carrinho-Robô” (Robot-Car) was created. Its development is based on three aspects: the Electronics, based on components that compose the Educational Kit; Design, made in AutoCAD and sent later for 3D printing; and the programming, elaborated through the platform Arduino IDE. Four programs have been created, in which the robot behaves differently: in Basic, it moves in a predefined sequence; with Color Sensor, it takes different decisions depending on the identified color; with Ultrasonic Sensor, it deflects from obstacles in front of it; and with Radiofrequency Sensor, it is possible to control your movements remotely. For all cases, satisfactory test results were obtained.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8243
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