Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8182
Título: Desenvolvimento de um sistema de energia autônomo para aplicação em computação móvel utilizando módulos fotovoltaicos
Autor(es): Berno, Kelly Cristine
Franco, Stacy Barcelos de
Orientador(es): Gules, Roger
Palavras-chave: Geração de energia fotovoltaica
Conversores de corrente elétrica
Computação móvel
Photovoltaic power generation
Electric current converters
Mobile computing
Data do documento: 12-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BERNO, Kelly Cristine; FRANCO, Stacy Barcelos de. Desenvolvimento de um sistema de energia autônomo para aplicação em computação móvel utilizando módulos fotovoltaicos. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conversor CC-CC three-port para geração de energia autônoma através de módulo fotovoltaico, visando o aumento da autonomia de um computador portátil. É apresentado um estudo sobre o tema e sobre a escolha do conversor, a simulação do funcionamento do mesmo, além da apresentação do projeto, da construção do protótipo e da análise dos resultados obtidos. O conversor obtido é baseado na utilização de um módulo fotovoltaico com a tensão de máxima potência de aproximadamente 15 V, uma bateria de 12 V, e alimenta um computador portátil de 19 V e 2,5 A. O funcionamento do conversor se mostrou adequado, porém o rendimento do mesmo ficou próximo de 80 %, um pouco abaixo do esperado.
Abstract: This paper presents the development of a three-port DC-DC converter for stand-alone power generation through photovoltaic module in order to increase the autonomy of a mobile computer. Presented in it are a study of the subject and the choice of the converter, the simulation of its operation, and the presentation of the project, the prototype construction design, and the analysis of results. The converter obtained is based on the use of a PV module with voltage at maximum power of about 15V, a 12V battery and feeds a laptop with 19 V and 2.5 A. The operation of the converter was adequate; however, the efficiency of the same was close to 80%, slightly lower than expected.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8182
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEAU_2014_2_03.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.