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Título: Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
Autor(es): Reis, Cibele Alves da Silva
Sarmento, Henrique Reinaldo
Zaramella, Vinicius
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Robótica
Smartphones
Inteligência computacional
Robotics
Smartphones
Computational intelligence
Data do documento: 4-Set-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REIS, Cibele Alves da Silva; SARMENTO, Henrique Reinaldo; ZARAMELLA, Vinicius. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A dificuldade dos alunos em aprender logica e linguagens de programação faz com que várias soluções tecnológicas sejam criadas para auxiliar neste processo de ensino-aprendizagem. Entre as soluções tecnológicas, duas abordagens utilizadas são a robótica e a programação a partir de linguagens graças. A literatura indica que estas ferramentas podem auxiliar jovens a raciocinar de forma sistemática e desenvolver o pensamento computacional, e que este resultado pode ser potencializado com aplicação da metodologia de aprendizado baseado em problemas. Sendo assim, este trabalho descreve o desenvolvimento da Plataforma Coffee, constituída por um ambiente Web de programação em blocos, e um smartphone como unidade controladora de uma base robótica. Esta plataforma pode ser facilmente expandida para funcionar com diversos dispositivos móveis e kits robóticos. Outra realização deste trabalho foi a aplicação da plataforma em sala de aula com o objetivo de avaliar a ferramenta produzida e a motivação dos alunos ao utilizá-la. Além da avaliação da ferramenta pelos alunos foi realizada uma avaliação heurística da usabilidade do ambiente Web de programação, nesta foi possível verificar que a plataforma _e esteticamente agradável e consistente em seu conteúdo. Ao final do estudo foi possível constatar que a solução apresentada pode servir como estímulo para os alunos e auxiliar na compreensão de conceitos de programação.
Abstract: The dificulty of students in learning logic and programming languages leads to the creation of many technological solutions to assist in the teaching-learning process. Among these solution, two common approaches are robotics and graphical programming based languages. Researches indicate that these tools can help youth to think systematically and develop computational thinking, and that this result can be enhanced with the application of a problem based learning methodology. Therefore, this work describes the development of Plataforma Coffee, which involves a block programming Web environment and a smartphone as a robot controller unit. This platform can be easily expanded to work with various mobile devices and robotic kits. Another accomplishment of this work was the application of the platform in a classroom with the aim of evaluating the tool produced and the students' motivation while using it. Besides the tool evaluation by student, it was performed a heuristic usability evaluation of the Web programming environment, in which was verified that the platform is aesthetically pleasing and consistent in its content. At the end of this work, it was possible to observe that the presented solution can serve as a stimulus for students and assist in understanding programming concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8156
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