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Título: Estudo de caso: resultados aerofotogramétricos obtidos com VANT de baixo custo
Título(s) alternativo(s): Case study: aerial photogrammetric results acquired by low cost UAVs
Autor(es): Witte, Diego Willian de
Orientador(es): Almeida, Jair Ferreira de
Palavras-chave: Levantamentos fotográficos
Fotogrametria aérea
Engenharia civil
Photographic surveying
Aerial photogrammetry
Civil engineering
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WITTE, Diego Willian de. Estudo de caso: resultados aerofotogramétricos obtidos com VANT de baixo custo. 2016. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A aerofotogrametria obteve um avanço em sua aplicabilidade após a utilização dos VANTs no processo de obtenção de dados. Esses equipamentos podem tornar viável a utilização da aerofotogrametria para o mapeamento de áreas urbanas e pequenas áreas rurais, pois adquirem resultados rapidamente e mais detalhados que a topografia convencional, facilitando a tomada de decisão dos profissionais envolvidos. O mapeamento aéreo é divido em três fases: planejamento do voo, aquisição e processamento de dados. Pela integração dos componentes do SANT podem ser gerados os MDEs e as ortofotos que são os produtos finais do mapeamento aéreo. Este estudo analisa os resultados de um mapeamento aéreo realizado no estacionamento da UTFPR – Curitiba, sede Ecoville, com a utilização de um VANT de baixo custo, Phantom 3 Advanced, com foco na análise dos resultados obtidos dos erros das medidas dos MDEs comparadas às medidas absolutas obtidas por uma estação total. Os resultados do sistema proposto são comparados aos resultados obtidos por VANTs específicos para a atividade de mapeamento aéreo. Sabendo-se das limitações do equipamento, os resultados obtidos pelos levantamentos foram satisfatórios quando comparados aos obtidos com equipamentos mais sofisticados e de maiores custos.
Abstract: The aerial photogrammetry field became more popular after UAVs began to be used for data collection purposes. UAVs can make photogrammetry uses more popular than never by spreading its utilization to urbanization tasks and surveying of small rural areas. These mini aircrafts can obtain faster and more detailed results than the conventional surveying methods, making easier for the stakeholders to take a decision. The mapping activity is divided in three areas: flight planning, data acquisition and processing. By the component’s system integration it’s possible to generate the DEMs and the orthophotos which are the final products of the mapping activity. This study analyzes the outcomes of an aerial surveying activity performed at the parking lot of the Federal University of Technology – Paraná, Curitiba, by an UAV Phantom 3 Advanced, focusing on the results of error analysis and dispersion comparing the georeferenced control points measured by the RTS and its calculated position on the DEM. In addition, the study presents six cases on uses of UAVs for construction tasks, describes the procedures to generate the models, defines the ideal control points’ quantity to be used on the test bed area, and compares the generated results with the case studies. Considering the UAV system limitations, the outcomes obtained in this research were satisfactory when compared to the results obtained by more sophisticated and costly equipment pieces.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8056
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