Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSkovronsky, Yoshio Handa
dc.date.accessioned2020-11-11T12:59:05Z-
dc.date.available2020-11-11T12:59:05Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationSKOVRONSKY, Yoshio Handa. O conhecimento dos atletas de base sobre a visibilidade do handebol na mídia televisiva. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7933-
dc.description.abstractHandball is the most practiced sport in Brazilian schools. Brazilian handball has some achievements in the international arena, such as Pan American Games, and the adult women's world cup of 2013, this is the country's greatest achievement in this modality. However, the sport is little televised, which diminishes its visibility to the public and, mainly, the sponsors and investors, reducing the incentive to the sport and the results of the teams. This study aims to analyze the reason why handball has little visibility in the Brazilian television media. This research has mixed methodology, that is, it is qualitative and quantitative and descriptive character. As a data collection instrument, a questionnaire with 11 open questions was used, which was answered by 21 handball athletes from the base category of a private college in the city of Curitiba, Paraná. Data analysis was done in two fronts, the first in quantitative form, with presentations in graphs and percentages and the second in a qualitative way with analysis of sentences, both fronts were analyzed based on the theoretical reference. The results show that athletes do not have a solid knowledge about handball, having difficulties in relating the sport they practice with television. The conclusion of the study is that handball does not have great representation in the television media because it is not an internationally winning sport, influencing the lack of knowledge of its practitioners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectTelevisão e esportespt_BR
dc.subjectTeledifusão esportivapt_BR
dc.subjectAtletas - Curitiba(PR)pt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectHandballpt_BR
dc.subjectTelevision and sportspt_BR
dc.subjectTelevision broadcasting of sportspt_BR
dc.subjectAthletes - Curitiba(PR)pt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleO conhecimento dos atletas de base sobre a visibilidade do handebol na mídia televisivapt_BR
dc.title.alternativeThe knowledge of grassroots athletes about the visibility of handball in the television mediapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO handebol é o esporte mais praticado nas escolas brasileiras. O handebol brasileiro possui algumas conquistas no cenário internacional, como Jogos Pan-americanos, e o mundial feminino adulto de 2013, esta é a maior conquista do país nesta modalidade. Porém, o esporte é pouco televisionado, o que acaba diminuindo sua visibilidade ao público e, principalmente, aos patrocinadores e investidores, reduzindo o incentivo ao esporte e os resultados das equipes. O presente estudo visa analisar a razão pela qual o handebol possui pouca visibilidade na mídia televisiva brasileira. Esta pesquisa possui metodologia mista, ou seja, é qualitativa e quantitativa e caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados, foi usado um questionário com 11 questões abertas que foi respondido por 21atletas de handebol da categoria de base de um colégio particular da cidade de Curitiba, Paraná. A análise dos dados foi feita em duas frentes, a primeira de forma quantitativa, com apresentações em gráficos e porcentagens e a segunda de forma qualitativa com análise das frases, ambas as frentes foram analisadas com base no referencial teórico. Os resultados encontrados evidenciam que as atletas não possuem um conhecimento sólido sobre o handebol, possuindo dificuldades em relacionar o esporte que praticam com a televisão. A conclusão do estudo é que o handebol não possui grande representatividade na mídia televisiva por não ser um esporte vencedor internacionalmente, influenciando a falta de conhecimento de seus praticantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Gilmar Francisco
dc.contributor.referee1Afonso, Gilmar Francisco
dc.contributor.referee2Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
dc.contributor.referee3Lima, José Roberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_2_31.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.