Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7911
Título: Surfe na piscina: uma nova proposta metodológica para o processo de ensino-aprendizado do surfe
Título(s) alternativo(s): Surfing in the pool: a new methodological proposal for the teaching-learning process of surfing
Autor(es): Pádua, Marcelo Munhoz da Rocha
Orientador(es): Afonso, Gilmar Francisco
Palavras-chave: Surfe
Metodologia - Treinamento
Aprendizagem
Ensino
Educação física
Surfing
Methodology - In-service training
Learning
Teaching
Physical education and training
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADUA, Marcelo Munhoz da Rocha. Surfe na piscina: uma nova proposta metodológica para o processo de ensino-aprendizado do surfe. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O surfe é um esporte que vem crescendo no mundo todo, nos últimos anos e em Curitiba surgiu um novo método de ensino desta modalidade designado de Indo Surf, desde 2008. O método é uma linha de ensino que facilita o aprendizado de forma rápida e segura sempre sobre supervisão de um profissional capacitado. Contudo, a efetividade do método ainda não foi testada. O presente trabalho visa analisar se a metodologia indo surf é efetiva no processo de ensino- aprendizado do surfe na praia. O estudo se caracterizou como quantitativo descritivo analítico, no qual participaram 18 alunos praticantes, com idade entre 20 e 40 anos, no sexo masculino, os quais responderam um questionário com 25 perguntas no total, 22 fechadas e 3 abertas. Foram classificados através da auto avaliação, ou seja, a percepção do próprio aluno. Os dados foram analisados através da frequência absoluta e relativa. Os resultados mostram que 90% dos alunos não conseguiam surfar antes dos treinos, e após três meses de aulas com a metodologia indo surf, passaram a surfar na espuma ou na parte lisa da onda. Nesse sentido, um treinamento funcional específico, voltado diretamente para a parte técnica de movimentos básicos à avançados e condicionamento físico, mesmo que adaptado, tem influência direta no rendimento da prática do surfe no mar. Conclui-se que o método Indo Surf foi capaz de melhorar o processo de aprendizagem dos alunos participantes.
Abstract: Surf is a sport that has been growing worldwide. Since 2008 a new model for teaching this outdoor sport has emerged in Curitiba – Indo Surf. The method is able to enhance learning, making the experience quick and safe by having trained professional orientation. However, the effectiveness of the method is still unknown. The present study aims to analyze this teaching-learning process for surfing on the beach. The study was characterized as an analytical descriptive quantitative, in which 18 participants, aged between 20 and 40 years, without male subjects, who answered a questionnaire with 25 questions. They were evaluated in a self-critical way, that is, the student's own perception. The data were analyzed through absolute and relative frequency. The results show that 90% of the students were unable to surf before the method. After three months of Indo-Surf lessons they were able to surf the smooth part of the wave. In conclusion, the Indo-Surf method has an important role in the learning process for surfing on the beach.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7911
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_2_11.pdf455,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.