Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7909
Título: Diferenças entre os níveis de coordenação motora de crianças em função da idade, estado ponderal e níveis de atividade física
Título(s) alternativo(s): Differences between levels of motor coordination of children according to age, weight and levels of physical activity
Autor(es): Mendes, Amanda
Orientador(es): Chaves, Raquel Nichele de
Palavras-chave: Capacidade motora
Exercícios físicos
Crianças
Obesidade em crianças
Educação física
Motor ability
Exercise
Children
Obesity in children
Physical education and training
Data do documento: 31-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, Amanda. Diferenças entre os níveis de coordenação motora de crianças em função da idade, estado ponderal e níveis de atividade física. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A obesidade infantil é considerada um dos maiores problemas atuais de saúde pública, com negativas implicações no desenvolvimento da coordenação motora grossa (CMG) durante a infância. Nesse cenário, a prática de atividade física (AF) pode ser um dos fatores modificáveis do comportamento capaz de reduzir tais implicações. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi (i) identificar as diferenças nos níveis de coordenação motora grossa (CMG) de crianças em função do estado ponderal, (ii) e analisar a influência dos níveis de AF nessa relação. Métodos: Com um delineamento transversal, o estudo envolveu 408 crianças, de ambos sexos, com idades compreendidas entre os cinco e os 10 anos, estudantes de uma escola municipal da cidade de Curitiba, Paraná. Dois grupos etários foram constituídos: G1: cinco a sete anos; G2: oito a 10 anos. Foram avaliadas estatura e massa corporal, e o índice de massa corporal foi calculado. As crianças foram classificadas de acordo com seu estado ponderal, em três grupos distintos: peso normal, com sobrepeso e obesas. Os níveis de CMG foram avaliados por meio da bateria de testes KTK, e a soma dos pontos dos testes foi utilizada como uma medida global de CMG. Os níveis de AF foram estimados por meio do questionário de Baecke, aplicado com entrevista direta. A pontuação total obtida pela AF foi dividida em tercis e as crianças classificadas em dois grupos de níveis de AF: baixo nível de AF e nível moderado-aelevado de AF. Para analisar os dados, foi efetuada uma análise exploratória e descritiva dos dados. Médias e respectivos desvios-padrão, bem como valores mínimos e máximos foram apresentados. As diferenças entre grupos ponderais foram analisadas por meio de Análise de Variância (ANOVA). Diferenças entre os sexos e as categorias de AF foram testadas com teste t para amostras independentes. Todas as análises foram efetuadas no software SPSS versão 23.0. O valor de prova situou-se em 5%. Resultados: Não houve diferenças significantes nos níveis de CMG entre sexos. Somente no G2, meninos apresentaram maiores níveis de AF comparativamente às meninas (p<0,05). No G1, crianças normoponderais foram mais coordenadas do que crianças obesas (p<0,05). No G2, crianças obesas foram menos coordenadas relativamente às crianças com sobrepeso e normoponderais (p<0,05). As crianças do G2 com níveis moderados-aelevados de AF apresentaram níveis mais elevados de CMG relativamente às pouco ativas (p<0,05). Ao analisar as diferenças nos níveis de CMG em função do estado ponderal e níveis de AF, em conjunto, crianças obesas e pouco ativas apresentaram níveis de CMG muito mais baixos do que as crianças normoponderais e com níveis moderados-a-elevados de AF (p<0,05). Conclusão: Os resultados sugerem que o excesso de peso e baixos níveis de AF podem contribuir negativamente para o desenvolvimento da CMG. Portanto, recomenda-se a implementação de programas de intervenção que priorizem não apenas o aumento dos níveis de AF, mas também a perda de peso das crianças para a melhora dos níveis de CMG.
Abstract: Childhood obesity is considered one of the major current public health problems, with negative implications for the development of gross motor coordination during childhood. In this scenario, the practice of physical activity may be one of the modifiable factors of behavior capable of reducing such implications. Objective: The objective of the present study was to (i) identify differences in the levels of gross motor coordination (CMG) of children as a function of weight, (ii) and analyze the influence of physical activity levels in this relationship. Methods: A cross-sectional study was carried out involving 408 children of both sexes, aged between five and 10 years, students of a municipal school in the city of Curitiba, Paraná. Two age groups were formed: G1: five to seven years; G2: eight to 10 years. Stature and body mass were evaluated, and body mass index was calculated. The children were classified according to their weight status, into three distinct groups: normal weight, overweight and obese. The CMG levels were evaluated using the KTK test battery, and the sum of the test points was used as an overall measure of CMG. AF levels were estimated using the Baecke questionnaire, applied with direct interview. The total score obtained by the AF was divided into tertiles and the children classified into two groups of AF levels: low AF level and moderate-to-high AF level. To analyze the data, an exploratory and descriptive analysis of the data was performed. Averages and respective standard deviations, as well as minimum and maximum values were presented. The differences between weight groups were analyzed using Analysis of Variance (ANOVA). Differences between the sexes and the categories of AF were tested with t-test for independent samples. All analyzes were performed in SPSS software version 23.0. The value of evidence was 5%. Results: There were no significant differences in CMG levels between genders. Only in G2, boys had higher levels of FF compared to girls (p <0.05). In G1, normoponderal children were more coordinated than obese children (p <0.05). In G2, obese children were less coordinated compared to overweight and normoponderal children (p <0.05). G2 children with moderate-to-high AF levels had higher levels of CMG compared to the less active ones (p <0.05). When analyzing the differences in CMG levels as a function of weight status and levels of PA, together, obese and less active children had much lower CMG levels than normoponderal and moderate-to-high AF levels (p <0.05). Conclusion: The results suggest that overweight and low levels of PA can contribute negatively to the development of CMG. Therefore, it is recommended the implementation of intervention programs that prioritize not only the increase of levels of physical activity, but also the weight loss of the children to the improvement of CMG levels.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7909
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_2_09.pdf881,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.