Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/790
Título: O plano de desenvolvimento institucional (PDI) como instrumento de gestão e aplicação de políticas públicas: um estudo em instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná
Autor(es): Luz, Thasiana Maria Kukolj da
Orientador(es): Farah Júnior, Moisés Francisco
Palavras-chave: Ensino superior - Paraná - Avaliação
Participação social
Controle social
Política pública
Planejamento estratégico
Universidades e faculdades públicas - Paraná - Estudo de Caso
Administração pública
Education, Higher - Paraná - Rating of
Social participation
Social control
Public policy
Strategic planning
Public universities and colleges - Paraná - Case studies
Public administration
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZ, Thasiana Maria Kukolj da. O plano de desenvolvimento institucional (PDI) como instrumento de gestão e aplicação de políticas públicas: um estudo em instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. 2014. 232 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que contém parte essencial do planejamento estratégico das Instituições de Ensino Superior (IES). O PDI precisa considerar as políticas públicas, as necessidades institucionais e as demandas da comunidade. Sua composição mínima é estabelecida pelo Decreto n.º 5.773/2006, a qual serve de guia para a elaboração do planejamento institucional. Esse documento orienta a avaliação institucional e de cursos, bem como, norteia os rumos que a IES precisa seguir. Para que seja legítimo, o PDI depende da participação da comunidade em suas fases. Essa participação pode ensejar o aumento do controle social, da transparência das ações e também da prestação de contas por parte das Instituições Públicas para com a sociedade. A participação da comunidade torna-a mais comprometida com o processo, facilitando que o planejado seja colocado em prática. Este trabalho objetiva analisar a metodologia utilizada nas IES Públicas do Estado do Paraná para a construção, execução, acompanhamento e avaliação do PDI. A pesquisa realizada é exploratória e aplicada. Para a coleta de dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidência: documentos, questionários, entrevistas, relatórios técnicos entre outras. Os resultados demonstram que, apesar do esforço realizado pelas áreas responsáveis, é preciso melhorar a participação da comunidade universitária nas fases do PDI. Além da análise documental, os questionários respondidos pelos Conselheiros e as entrevistas com os Responsáveis pela Área do PDI nas IES permitem concluir que ele precisa ser fortalecido e aproximado da comunidade universitária para que possa efetivamente trazer os resultados esperados. O estudo permitiu compreender como o PDI é conduzido por essas IES e demonstrou a necessidade de amadurecimento das metodologias utilizadas e o aprimoramento dos canais de comunicação com a comunidade.
Abstract: An Institutional Development Plan (IDP) is a document containing the essential part of strategic planning for institutions of higher education (IHE). An IDP must take in consideration public policies, institutional needs and society demands. Its basic structure is established by Decree 5.773/2006 and it guides the development of institutional planning and institutional and courses evaluation, as well as sets a north for the IHE. In order to assure its legitimacy, an IDP must rely on community involvement in all its phases, which can enhance social control, transparency and accountability to society. Community commitment grows when people engage in the process, making it easier to implement what is planned. This paper is aimed at analyzing the methodology employed in IHEs in the state of Paraná – Brazil for developing, implementing, supervising and evaluating an IDP, through applied and exploratory research. Multiple sources of evidence were used for data collection, such as documents, questionnaires, interviews and technical reports. Results show that improving academic community participation is still necessary, despite all the efforts made by sectors in charge. In addition to documentary analysis, questionnaires filled in by council members and interviews with those responsible for the IDP in IHEs led to the conclusion that it is necessary to strengthen and bring IDP closer to the academic community so that it can effectively bring the expected results. The study made it possible to understand how the IDP is conducted by these IHEs, showing the need to fully develop the employed methods and to improve communication channels with society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/790
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_ Luz, Thasiana Maria Kukolj da_2014.pdf5,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.