Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7892
Título: O surf e a tv aberta: uma análise midiática dos anos de 2014 e 2015
Autor(es): Ferreira, Ana Carolina Matuchewski
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Surfe
Televisão e esportes
Esportes - Classificação
Jornalismo esportivo
Educação física
Surfing
Television and sports
Sports - Classification
Sports journalism
Physical education and training
Data do documento: 5-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Ana Carolina Matuchewski. O surf e a tv aberta - uma análise midiática dos anos de 2014 e 2015. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Atualmente o surf tem tido cada vez mais destaque no cenário nacional, essa crescente deve-se aos feitos da nova geração do surf no país, intitulada Braziliam Storm. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a incidência de matérias sobre o surf no programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão durante os anos de 2014 e 2015: Quantificando o número de matérias sobre surf, bem como a duração das mesmas, obtendo um comparativo entre os dois anos analisados e classificando os trechos presente nas falas dos interlocutores através das dimensões esportivas. Para isto foi realizada uma varredura no site Globo Play selecionando todas as matérias que abordavam o tema surf nos anos em questão. Os dados foram tabulados de acordo com o nome da matéria, duração e data de exibição, e as matérias foram transcritas gerando um total de 96 páginas de conteúdo. Como critério de seleção para a classificação esportiva, utilizamos o tempo, matérias com exibição inferior a quatro minutos participaram apenas na análise quantitativa. Os trechos selecionados totalizaram 922 e foram classificados em dimensões esportivas sendo espetáculo (54%), emoção (40%), estética (3%), educacional (2%) e ética (1%). A incidência de matérias, bem como o tempo de exibição foi maior no ano de 2015, totalizando 34 matérias com 03 horas e 45 minutos de duração, para 20 matérias com 01 hora e 52 minutos do ano anterior. Os dados reforçam a hipótese de que a conquista do primeiro título mundial de surf por um brasileiro aumentou consideravelmente o interesse, a divulgação e a espetacularização esportiva do surf. Possibilitando novas oportunidades no âmbito profissional da Educação Física.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7892
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_1_11.pdf683,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.