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Título: Influência do marketing esportivo nos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física do Campus Sede/Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Autor(es): Leal, Marcos Antonio Peres
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Marketing esportivo
Influência (Psicologia)
Avaliação de comportamento
Sports - Marketing
Influence (Psychology)
Behavioral assessment
Data do documento: 20-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEAL, Marcos Antonio Peres. Influência do marketing esportivo nos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física do Campus Sede/Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O marketing apresenta-se na sociedade atual sob as mais diversas formas e busca conquistar a cada dia centenas de novos consumidores. A indústria esportiva é um dos seguimentos que mais cresce mundialmente devido ao apelo emocional intrínseco ao esporte e nas suas consequentes características. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar se os acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física, do campus Sede/Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, são influenciados pelas campanhas de marketing esportivo para a tomada de decisão pela escolha de um produto. Para realizar este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo tipo survey com a participação de 135 alunos, sendo que todos os períodos do curso tiveram representação. Os dados foram coletados através de um questionário auto-preenchido. Enquanto discussão análise dos dados verificamos, por exemplo, que a Nike é a marca mais lembrada e que a maioria dos alunos pratica alguma atividade física com destaque para a Musculação, Futebol, Lutas e Dança. O meio de mídia preferido é a Internet, superando a televisão, o clube de futebol com maior torcida entre os pesquisados é o Coritiba F.C. Destaca-se que os fatores hereditários são preponderantes para a escolha de um clube de futebol e que o jogador Neymar é a personalidade esportiva mais lembrada, além disso, a Caixa Econômica Federal (CEF) a empresa não esportiva mais citada.
Abstract: The marketing is presented in current society in various ways and seeks to conquer every day hundreds of new customers. The sports industry is one of the fastest growing segments worldwide due to the intrinsic emotional appeal to the sport and its consequential characteristics. This research aimed to identify whether the academic course of Bachelor of Physical Education – campus / Curitiba of Federal Technological University of Paraná - UTFPR, are influenced by sports marketing campaigns for decision making by choosing a product . To perform this search type survey, fieldwork was carried out with the participation of 135 students, and all periods of the course had representation. Data were collected through a selfcompleted questionnaire. While discussion and analysis of the data found for example, that Nike is the most remembered brand and that most students practice some physical activity with emphasis on Bodybuilding, Soccer, Wrestling and Dance. The preferred means of media is the Internet, surpassing the television, the soccer club with most fans among those surveyed is Coritiba F.C. It is noteworthy that hereditary factors are crucial for the choice of a soccer club and the player Neymar is the most remembered sports personality, in addition, the Savings Bank to not sports company most cited.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7841
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