Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7827
Título: A sensualidade feminina revelada no tango
Autor(es): Passos Junior, Washington Luiz
Orientador(es): Nascimento, Diego Ebling do
Palavras-chave: Tango
Dança de salão
Sensualidade na dança
Tangos
Ballroom dancing
Sex in dance
Data do documento: 26-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PASSOS JUNIOR, Washington Luiz. A sensualidade feminina revelada no tango. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A dança esta presente desde a era primitiva do ser humano e se manifestava nas mais diversas situações, através de rituais e representações de divindades. Expomos o contexto histórico da dança no Egito, na Grécia, no Renascimento Cultural e posteriormente a história da dança de salão no Brasil e por fim, o surgimento do tango em Buenos Aires. Em meados de 1890, a imigração na argentina cresce consideravelmente, e a fusão cultural dos imigrantes com a cultura nativa deu origem ao nascimento do tango. Mas foi nas vielas e becos de Buenos Aires que o tango se desenvolveu, sendo inicialmente praticado predominantemente pelos homens em cabarés da cidade. Em 1902 o tango explode com a ascensão do estilo musical e sua transposição para os maiores teatros até chegar a Europa e explodir para o mundo. Suas características enquanto dança, arte e cultura são relacionadas à sensualidade através de estudos na área e temas como autoestima, autoimagem e relação técnica e didática são abordados neste trabalho. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da sensualidade em mulheres praticantes de tango, alunas e professoras, na região de Curitiba/PR. O tema surgiu devido a nossas experiências profissionais nos ambientes de ensino e prática da dança, sentindo a necessidade de trazer esta temática para dentro da área acadêmica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como ferramentas de coleta o método de entrevista semiestruturada e o diário de campo. Participaram do estudo quatro professoras e quatro alunas praticantes de tango, distribuídas em quatro espaços distintos de ensino da modalidade. Por fim, foi realizada a transcrição dos dados coletados e a análise de conteúdo com o objetivo de relatar de forma mais densa as possíveis alterações na atitude sensual das participantes da amostra. Diante dos dados empíricos e a pesquisa bibliográfica, verificamos e relacionamos diferentes pontos de vista sobre a sensualidade, passando pela história do tango e suas influências culturais, sociais, corporais e técnicas. Em nossos resultados, notamos que há poucos espaços destinados à prática do tango na cidade de Curitiba. Identificamos também que o tema sensualidade ainda é tratado de forma secundaria pelas profissionais entrevistadas que priorizam a técnica no processo de ensino-aprendizagem. Questionamos também, o estereótipo do bailarino (a) de tango que é nitidamente um padrão a ser construído neste processo de ensino.
Abstract: The dance existssincehuman’sprimal ages and it was expressed in different situations, through rituals and divinity representations. We exposed the historical content of dancing in Egypt, in Greece, in the Cultural Renaissance, subsequently with the history of ballroom dancing in Brazil, and finishing with tango appearance in Buenos Aires. In mid-1890, Argentina's immigration grows considerably, and the immigrants' cultural fusion with the native culture gave birth to tango. But it was in the alleys and narrow streets of Buenos Aires that tango has developed, being mostly practiced in the beginning by men in the city's cabarets.In 1902 tango explodes with its musical style ascension and its transposition to big theaters until it reaches Europe, towards the rest of the world. It's features as a form of dance, art and culture are related to sensuality through studies in the area, and with topics such as self- esteem, self-image, technical relation and teaching are discussed in this paper.This study aims to evaluate the sensuality development from tango practicing women, students and teachers, in Curitiba/PR region. This topic appeared due to our professional experiences in teaching and dance practice environments, and feeling the need to bring this theme into the academic area. A qualitative research was made, using semi structure interview and field diary as a data collection tool. For the study, four teachers and four tango practicing students participated, scattered through four distinct teaching modality spaces. Lastly, the collected data transcription and the content analysis was performed, aiming to relate as densest possible all the possible alterations in the sensual attitude of the participants in the sample.Given the empirical data and literature search, we verified and related different viewpoints about sensuality, going through tango's history and its cultural, social, bodily and technical influences. In our results, we noticed that there aren’t a lot of spaces for tango practice in Curitiba. Also, we identified that the sensuality subject is still treated secondarily by the interviewed professionals, where they still prioritizes the technique during the teaching-learning process. Likewise, we questioned the tango dancer stereotype, a pattern to be built in this teaching process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7827
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2014_1_11.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.