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Título: Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
Autor(es): Carvalho, Wesllen Gian
Orientador(es): Stinghen, Fabio Mucio
Palavras-chave: Marketing esportivo
Futebol - Torcedores
Satisfação do consumidor
Sports - Marketing
Soccer fans
Consumer satisfaction
Data do documento: 25-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Wesllen Gian. Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Atualmente o esporte é um mercado que movimenta quantias enormes e cada vez maiores, girando em torno de um trilhão de dólares por ano no mundo e trinta e um bilhões de reais no Brasil. Dentro deste mercado, destaca-se o futebol com movimentações de grande parte desses bilhões de reais do esporte no país, porém o Brasil ainda está longe de aproveitar todo o seu potencial. Para manter este crescimento, o marketing esportivo precisa ser efetivo nas suas ações, valorizando o seu consumidor, identificando e conhecendo seu perfil, para maximizar os resultados dos clubes através da expansão do consumo esportivo. Esta pesquisa buscou identificar qual o perfil dos sócio-torcedores do Paraná Clube e seu comportamento de compra em relação aos atuais e novos produtos ou serviços disponibilizados pelo clube de futebol. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de questionários em uma amostra de 416 sócio-torcedores do Paraná Clube, durante um jogo do clube em seu estádio, além de uma versão eletrônica repassada aos sócios por meio das mídias sociais. As constatações principais foram que o sócio paranista está disposto a consumir mais produtos, receber mais benefícios na associação, possuir mais opções de locais para realizar suas compras de produtos com a marca do seu time, mostrando-se satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados por estes, porém insatisfeitos com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo clube.
Abstract: Currently, the sport is a market that moves huge amounts and increasing, with a turnover around a trillion dollars per year worldwide and thirty one billion reais in Brazil. Within this market, emphasis on soccer with many of these sports’ billions of dollars in the country, however Brazil is still far to utilize its full potential. To maintain this growth, the sports marketing needs to be effective in their actions, valuing your consumer, identifying and knowing your profile to maximize the results of clubs through the expansion of sports consumption. This research sought to identify the profile of the Paraná Clube’s supporters and their buying behavior in relation to current and new products or services provided by the soccer club. It was performed a descriptive quantitative research, through questionnaires in a sample of 416 Paraná Clube’s supporters, during a club game in their stadium, besides an electronic version was available to supporters through social media. The main findings were that the paranista supporter is willing to consume more, receive more benefits in the association, have more choices of places to make their purchases of products with the brand of their team, being satisfied with the association plans and prices charged by them, but dissatisfied with the stadium’s structure, the sales place and products offered by the club.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813
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