Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7811
Título: Efeitos do treinamento com exercícios resistidos praticados por indivíduos entre 45 e 74 anos portadores de osteoporose
Autor(es): Silva, Tiago Miguel da
Orientador(es): Matos, Oslei de
Palavras-chave: Osteoporose
Exercícios físicos - Aspectos da saúde
Aptidão física em idosos
Osteoporosis
Exercise - Health aspects
Physical fitness for older people
Data do documento: 28-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Tiago Miguel da. Efeitos do treinamento com exercícios resistidos praticados por indivíduos entre 45 e 74 anos portadores de osteoporose. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A osteoporose é um dos acometimentos que mais atinge a população mundial na terceira idade. O presente estudo analisou nos últimos artigos relacionados á osteoporose, utilizando a revisão sistemática, a importância do treinamento resistido, em relação ás outras modalidades de treinamento, na prevenção e redução da osteoporose em indivíduos entre 45 e 74 anos com base nos artigos científicos publicados nos últimos nove anos. Levando em consideração o gênero e a duração que os programas permaneceram, descrevendo assim o mais efetivo. Observa-se que para obter sucesso na prevenção da osteoporose e uma evolução na melhora do quadro clínico da mesma, é de fundamental importância que ocorra uma inter- relação no que diz respeito a exercícios físicos resistidos, níveis adequados de hormônios e nutrição, melhorando assim os hábitos de vida. As práticas de exercícios físicos constituem em um método auxiliar para a prevenção e tratamento da osteoporose. Atletas e pessoas ativas tendem a possuir densidade mineral óssea (DMO) mais elevada do que a população em geral, o que pode servir de modelo para avaliação dos efeitos de diferentes programas de exercícios físicos na densidade mineral óssea. Exercícios que incluam o suporte de peso corporal contra resistência, na direção correta, parece ser a chave da relação entre a prática da de exercícios físicos e o aumento e manutenção da DMO.
Abstract: A osteoporose é um dos acometimentos que mais atinge a população mundial na terceira idade. O presente estudo analisou nos últimos artigos relacionados á osteoporose, utilizando a revisão sistemática, a importância do treinamento resistido, em relação ás outras modalidades de treinamento, na prevenção e redução da osteoporose em indivíduos entre 45 e 74 anos com base nos artigos científicos publicados nos últimos nove anos. Levando em consideração o gênero e a duração que os programas permaneceram, descrevendo assim o mais efetivo. Observa-se que para obter sucesso na prevenção da osteoporose e uma evolução na melhora do quadro clínico da mesma, é de fundamental importância que ocorra uma inter- relação no que diz respeito a exercícios físicos resistidos, níveis adequados de hormônios e nutrição, melhorando assim os hábitos de vida. As práticas de exercícios físicos constituem em um método auxiliar para a prevenção e tratamento da osteoporose. Atletas e pessoas ativas tendem a possuir densidade mineral óssea (DMO) mais elevada do que a população em geral, o que pode servir de modelo para avaliação dos efeitos de diferentes programas de exercícios físicos na densidade mineral óssea. Exercícios que incluam o suporte de peso corporal contra resistência, na direção correta, parece ser a chave da relação entre a prática da de exercícios físicos e o aumento e manutenção da DMO.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7811
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2013_2_10.pdf444,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.