Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Lucas Queiroz
dc.date.accessioned2020-11-11T12:13:38Z-
dc.date.available2020-11-11T12:13:38Z-
dc.date.issued2015-02-13
dc.identifier.citationMORAIS, Lucas Queiroz. Redesign e ilustração do livro como ler a sorte pelas mãos. 2014. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7689-
dc.descriptionAcompanha: Redesign e ilustração do livro: como ler a sorte pelas mãospt_BR
dc.description.abstractThis work helps on learning of the ancient art of palmistry, or hand reading, by a redesign of a book on this subject, defends the importance os the image to text comprehention, exposing different points of view that sugest that the aliance between image and text contribute to the assimilation and retention of information, helps in the illitation process and in learning, contextualizes the reader on sacred geometry, school of thought that believes that nature and its implicit geometry is actually demonstrations of a divine being existent in the universe ans uses its symbols and geometric patterns as a base for the creations of illustrations, being these the matters addressed in the development of a new graphic design project for the book “Como ler a sorte pelas mãos” (Fortune - telling by palmistry, in its original title) by Rodney Davies, based on the three reserch lines described above and in graphic design canons, of authors like Bringhurst and Van der Graaf. This project bring as a result a redesign proposal for the book, aiming for better comprehension of the text and as a consequence, a more correct application of the knowledge acquired with its reading, illustrations developed manually with acrylic paint and digital line art, as well as the layout of the book, achieving the specific objectives of the project, of identifying the problems of the original book, trying to solve them trough illustrations, infographics or diagrams and generating the new graphic design layout. The methodology uses practices and guidelines of editorial graphic design, aas such as those from “The New Typhography”, by Jan Tschichold, “Elements of typographic style”, by Robert Bringhurst and Andrew Haslam’s “Book Design”. At the end what was developed was a new graphic design Project that includes chapter opening illustrations, a new grid, navigation notes that help with the reading and finishing with hot stamping and traditional binding, aiming for a classic style on the general look of the book. Although user tests weren’t made for measuring the effectiveness of the Project, we believe that with this redesign, the text comprehention is easier, better and that the reader might learn palmistry with less obstacles ahead of they.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectIlustração de livrospt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectIllustration of bookspt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.titleRedesign e ilustração do livro como ler a sorte pelas mãospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho auxilia no aprendizado da antiga arte da quirologia, leitura de mãos, por meio de um redesign de livro sobre o assunto, defende a importância da imagem para a compreensão do texto, expondo pontos de vista que sugerem que a aliança entre a imagem e o texto contribui para a assimilação e retenção de informações, auxilia no processo de realização de inferências e no aprendizado, contextualiza o leitor sobre a geometria sagrada, corrente de pensamento que acredita que a natureza e sua geometria implícita são na verdade demonstrações de um divino presente no universo, e utiliza seus símbolos e padrões geométricos como base na criação de ilustrações, sendo esses assuntos abordados no desenvolvimento de um novo projeto gráfico para o livro Como ler a sorte pelas mãos de Rodney Davies, baseado nas três linhas de pesquisa descritas acima, e em cânones do design gráfico, de autores como Bringhurst e Van der Graaf. Traz como resultado uma proposta de redesign do livro, visando a melhor compreensão do texto, e por consequência a aplicação mais correta do conhecimento adquirido com sua leitura, ilustrações realizadas em técnica manual de pintura em tinta acrílica e arte final digital e a diagramação do livro em si, cumprindo os objetivos específicos do projeto, de identificar os problemas do livro original, tentar resolvê-los por meio de ilustrações, infográficos ou diagramas e gerar o novo projeto gráfico. A metodologia utilizada aborda práticas e linhas-guia de design gráfico editorial, como as de Jan Tschichold – The New Tipography, Robert Bringhurst – Elementos do Estilo Tipográfico e Andrew Haslam – O Livro e o Designer II. Ao fim, foi elaborado um novo projeto gráfico que inclui ilustrações de abertura de capítulo, uma nova grade, notas de navegação que auxiliam a leitura e acabamento em hot stamping e encadernação tradicional com o objetivo de conferir um estilo mais clássico ao livro. Apesar de não ter sido realizado testes com usuário para a mensurar a efetividade do projeto, acredita-se que com esse redesign a compreensão do texto do livro ficou mais fácil, melhor e que o leitor pode aprender a quiromancia com menos obstáculos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Zamarian, Esoline Helena Cavalli
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2014_2_20.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_CODES_2014_2_20_A.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.