Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7670
Título: A cidade não é uma só: um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região
Autor(es): Araujo, Marina Scheffer de
Orientador(es): Silva, Dácia Ibiapina da
Palavras-chave: Documentário (Cinema) - Ceilândia (DF)
Rap (Música)
Moradores da cidade
Nichols, Bill, 1942-
Vertov, Dziga, 1896-1954
Documentary films - Ceilândia (Brazil)
Rap (Music)
City dwellers
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARAUJO, Marina Scheffer de. A cidade não é uma só: um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Tendo em vista o contraste social percebido no Distrito Federal entre o Plano Piloto e as demais Regiões administrativas (RA’s), o presente trabalho teve por objetivo produzir um documentário sobre esse tema em Ceilândia, uma das mais antigas RA’s do DF. Buscou-se contrapor a visão dos moradores sobre a RA às visões de sujeitos externos a ela, como por exemplo jornalistas e pesquisadores que moram e trabalham no Plano Piloto. Como inspiração teórica e metodológica se tomou o teórico norte-americano Bill Nichols e o cineasta soviético Dziga Vertov; ambos referências nos estudos do cinema documental. Seguindo esses autores, buscou-se deixar os sujeitos do documentário à vontade durante as filmagens, com poucas intervenções; e se reservou a montagem para deixar clara a construção do olhar e do ponto de vista da diretora desse filme sobre Ceilândia.
Abstract: Considering the social contrast perceived in the Federal District between the Pilot Plan and the other Administrative Regions (RA’s), the present work had the objective of producing a documentary about this theme in Ceilândia, one of the oldest RA’s in the Federal District. It was sought to counter the residents’ view on the region to the visions of subjects external to it, such as journalists and researchers who live and work in the Pilot Plan. As theoretical and methodological inspiration was taken the American theorist Bill Nichols and the Soviet filmmaker Dziga Vertov; both references in documentary film studies. Following these authors, it was tried to leave the subjects of the documentary at ease during the filming, with few interventions; and the editing work was reserved to make clear the construction of the look and the point of view of the director of this film about Ceilândia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7670
Aparece nas coleções:CT - Comunicação Organizacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMORG_2018_2_09.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.