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Título: Diplomacia pública 2.0 no Facebook: uma análise comparativa do Ministério das Relações Exteriores no período governamental de Dilma Roussef e de Michel Temer
Autor(es): Cardoso, Nayane Pantoja
Orientador(es): Miola, Edna
Palavras-chave: Comunicação na administração pública
Diplomacia - Serviços públicos
Redes sociais on-line
Brasil. Ministério das Relações Exteriores
Communication in public administration
Diplomacy - Public services
Online social networks
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARDOSO, Nayane Pantoja. Diplomacia pública 2.0 no Facebook: uma análise comparativa do Ministério das Relações Exteriores no período governamental de Dilma Roussef e de Michel Temer. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar uma pesquisa quantitativa, qualitativa e comparativa na página oficial, presente no Facebook, do Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Logo, foram analisados 1562 posts da página oficial com base na proposta teórica de avaliar a existência de pontos convergentes/intersecções, entre três perspectivas teóricas: a comunicação pública, a diplomacia pública e a diplomacia pública 2.0. Assim como contribuir para o entendimento destas teorias e de suas articulações. Por causa disso, a metodologia empregada é a revisão bibliográfica e a análise qualitativa dos posts do ministério por intermédio do período governamental (Dilma Rousseff e Michel Temer), do volume deengajamento e das 8 categorias qualitativas propostas – (1) Ações de Diplomacia/Comunicação voltadas para Público Brasileiro; (2) Ações de Diplomacia/Comunicação voltadas para Público Estrangeiro; (3) Posicionamento, (4) Custos/Orçamentos/Investimentos; (5) Agenda; (6) Políticas Públicas; (7) Participação e (8) Curiosidades/Post de preenchimento. Observa-se que há convergências importantes nos conceitos uma vez que apresenta similaridades (1) na constituição dos públicos e na representação exercida por agentes e instituições políticas e pelas instituições diplomáticas; (2) na importância dos processos comunicativos, especialmente aqueles mediados pela comunicação digital, para a consecução dos objetivos da comunicação pública de Estado e também da diplomacia pública digital. Ao final, verificou-se a predominância de postagens que buscavam aumentar o nível de informação do usuário sobre o ministério e de postagens que pretendiam estabelecer uma atmosfera de boa vontade e sociabilidade, entretanto, houve uma ocorrência ínfima de postagens que buscavam incentivar a participação do usuário/cidadão. Averiguou-se também um alto volume de engajamento em postagens que representavam o povo brasileiro como Estado Nação e de publicações que eram direcionadas a sociedade brasileira.
Abstract: This monography aims to conduct a quantitative, qualitative and comparative research on the official page, present on Facebook, of the Brazilian Ministry of Foreign Affairs. Therefore, 1562 official page posts were analyzed based on the theoretical proposal to evaluate the existence of convergent points / intersections, between three theoretical perspectives: public communication, public diplomacy and public diplomacy 2.0. As well as contribute to the understanding of these theories and their articulations. Because of this, the methodology used is the bibliographical review and qualitative analysis of the posts of the ministry through the government period (Dilma Rousseff and Michel Temer), the volume of engagement and the 8 qualitative categories proposed - (1) Diplomacy / Communication aimed at the Brazilian Public; (2) Diplomacy / Communication Actions aimed at Foreign Public; (3) Positioning, (4) Costs / Budgets / Investments; (5) Agenda; (6) Public Policies; (7) Participation and (8) Curiosities / Post of completion. It is observed that there are important convergences in the concepts since it presents similarities (1) in the constitution of the publics and in the representation exerted by political agents and institutions and by the diplomatic institutions; (2) the importance of communicative processes, especially those mediated by digital communication, for the achievement of the objectives of public communication of State and also of digital public diplomacy. In the end, there was a predominance of posts that sought to increase the user's level of information about the ministry and of postings that intended to establish an atmosphere of goodwill and sociability, however, there was a very small number of posts that sought to encourage the participation of the user / citizen. There was also a high volume of engagement in posts representing the Brazilian people as a Nation State and publications that were directed to Brazilian society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7659
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