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Título: Moradia Estudantil
Autor(es): Martins, Natália de Oliveira
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Estudantes - Habitações
Arquitetura de habitação - Curitiba (PR)
Espaços públicos - Projetos
Student - housing
Architecture, Domestic - Curitiba (PR)
Public spaces - Design
Data do documento: 6-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINS, Natália de Oliveira. Moradia Estudantil. 2014. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto arquitetônico de uma moradia estudantil no bairro Rebouças, em Curitiba, com a finalidade de suprir parte da demanda de instalação e permanência dos alunos provenientes de outras ncidades. O projeto agrega espaços que propiciam à inclusão da comunidade externa de forma harmônica ao uso primordial de habitação dos estudantes. Na primeira etapa do trabalho, conceituam-se as moradias estudantis, levando-se em conta seu histórico, tipologias de implantação, qualidades espaciais relativas a esses espaços e a sua localização com relação à cidade. Passa-se então a uma abordagem dos espaços ociosos na cidade, a fim de usufruir da infraestrutura existente com a implantação do projeto. Elenca-se o bairro Rebouças como local escolhido devido a sua proximidade com o centro, com instituições de ensino superior e com a existência de alguns vazios urbanos e construções subutilizadas. Segue com uma breve pesquisa dos processos de transformação de construções industriais ociosas com alguns exemplos de readequação e reincorporação de antigas regiões industriais à cidade contemporânea. Por fim, são estabelecidas diretrizes de projeto levando em consideração sua inserção urbana, complementação de usos que possam proporcionar e estimular uma integração com a comunidade e, assim, criando uma abertura do programa de necessidades com relação à cidade.
Abstract: This study aims to develop the architecture project of a student housing in Rebouças district, in the city of Curitiba-PR, in order to supply part of the demand of installation and maintenance of students from other cities. The project adds spaces that promote the inclusion of the neighboring community in harmony to the primary use of student housing. At first, student housing is conceptualized, leading into account its historical, deployment types, spatial qualities relating to these spaces and its location in relation to the city. Then there is an approach of empty spaces in the city in order to take advantage of the existing infrastructure with the project implementation. The Rebouças district is then chosen for the project implementation because of its proximity to the center, with higher education institutions and the existence of some empty or underused spaces. It follows with a brief survey of the transformation of idle industrial construction processes with some examples of readjustment and reintegration of former industrial areas to the contemporary city. Finally, the design guidelines are established taking into account its urban integration, complementary uses that can provide and encourage integration with the community and thus creating an opening needs program towards the city.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7654
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