Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7606
Título: A memória celebrada de um povo: a nova sede do Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura
Título(s) alternativo(s): La memoria celebrada de un pueblo: la nueva sede del Centro Español de Paraná de Beneficencia y Cultura
Autor(es): Matsukura, Roberta Vanessa Dias
Orientador(es): Martins, Thais Saboia
Palavras-chave: Cultura - Espanha
Espaços públicos - Curitiba (PR)
Emigração e imigração
Arte espanhola
Arquitetura Culture - Espanha
Public spaces - Curitiba (PR)
Emigration and immigration
Art, Spanish
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATSUKURA, Roberta Vanessa Dias. A memória celebrada de um povo: a nova sede do Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura. 2018. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar as bases para o projeto arquitetônico de uma nova sede para o Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura. O Centro Espanhol do Paraná é, há 44 anos, referência para espanhóis, descendentes e simpatizantes da cultura espanhola na cidade de Curitiba, e tem como principal propósito a celebração da cultura espanhola, através de suas mais variadas manifestações – como a dança e a gastronomia. O terreno onde está localizado há quase meio século não comporta as atividades atualmente realizadas no Centro, e suas instalações carecem de infraestrutura adequada. Afim de alcançar o objetivo deste trabalho, foram realizadas pesquisas teóricas fundamentando os conceitos de cultura, manifestações culturais, história da Espanha e sua imigração no Brasil, centros culturais e sua relação com o espaço público. Foram analisados também estudos correlatos nacionais e internacionais. Por fim, foi estudada a atual situação do Centro, e estabelecidas diretrizes projetuais para o futuro projeto.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo la elaboración de bases para el proyecto arquitetónico de una nueva sede para el Centro Español de Paraná de Beneficencia y Cultura. El Centro Espanhol de Paraná es, hace 44 años, referencia para españoles, descendientes y simpatizantes de la cultura española en la ciudad de Curitiba, y tiene como principal propósito la celebración de la cultura española, por medio de muchas de sus manifestaciones – como el baile y la gastronomía. El terreno dónde está hubicado hace casi medio século no comporta las atividades atualmente realizadas en el Centro, y sus instalaciones carecen de infraestrutura adecuada. Con la finalidad de alcanzar el objetivo del trabajo, fueran realizadas pesquisas teóricas fundamentando los conceptos de cultura, manifestaciones culturales, história de España y su imigración hacia Brasil, centros culturales y su relación con el espacio público. Fueron analisados también estudios correlatos nacionales e internacionales. Por fín, fue estudiada la atual situación del Centro, y estabelecidas diretrizes proyectuales para el futuro proyecto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7606
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_1_29.pdf19,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.