Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7582
Título: Pier para a reintegração do pescador com o mar
Título(s) alternativo(s): Pier as a reinstatement between the fishermen and the sea
Autor(es): Oliveira, Catarinne Lima
Orientador(es): Dudeque, Irã José Taborda
Palavras-chave: Pesca
Patrimônio cultural
Costa
Arquitetura
Fisheries
Cultural property
Coasts
Architecture
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Catarinne Lima. Pier para a reintegração do pescador com o mar. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Essa monografia é o resultado do estudo da relação dos pescadores artesanais com o ambiente em que vivem, bem como a representatividade da pesca na economia da Bahia e do Brasil, para então compreender a importância da preservação da comunidade de pescadores da Baixa do Petróleo, no bairro da Massaranduba, em Salvador, Bahia. Essa comunidade, originalmente construída sobre palafitas, em 2015 sofreu um incêndio e mais de 50 famílias ficaram sem moradias e foram removidas do local, o que dificultou seu acesso ao mar. Esse trabalho tem como o objetivo preservar a cultura e as tradições dos pescadores através de uma proposta de projeto arquitetônico que traga uma estrutura salubre para a atividade em suas diversas áreas de atuação.
Abstract: This monograph is the result of the study of the relationship between fishermen and the environment in which they live, as well as the representativeness of fishing on the economy of Bahia and Brazil, and to understand the importance of preserving the fishermen community of Baixa do Petróleo, Massaranduba, in Salvador, Bahia. This community, originally built on stilts, had a fire incident in 2015, and more than 50 families were left without homes and had to be removed from the area, which made it difficult for them to access the sea. This work aims to preserve the culture and traditions of fishermen through an architectural design that brings a health and safe structure to the activity in its multiple areas of work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7582
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_1_08.pdf30,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.