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Título: Uso e influência das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção: uma análise na perspectiva de profissionais de recursos humanos
Título(s) alternativo(s): Use and influence of virtual social networks in recruitment and selection processes: an analysis from the perspective of human resources professionals
Autor(es): Dias, Nicole Ulbrich
Orientador(es): Tonon, Leonardo
Palavras-chave: Administração
Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Seleção e admissão
Redes sociais on-line
Management
Employees - Recruiting
Employee selection
Online social networks
Data do documento: 2-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, Nicole Ulbrich. Uso e influência das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção: uma análise na perspectiva de profissionais de recursos humanos. 2016. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Na era da globalização, meios de comunicação ágeis, eficientes e eficazes constituem necessidades básicas das organizações. Nos últimos tempos, através das redes sociais, a internet revolucionou o cotidiano das pessoas ao permitir a troca de informações e publicações instantâneas de qualquer lugar do mundo. No ambiente corporativo, tais redes têm sido utilizadas pelo departamento de Recursos Humanos como parte da estratégia competitiva. O uso das redes sociais não exclui a utilização de outros métodos, entretanto consiste em uma ferramenta essencial aos recrutadores e selecionadores. Através delas, vagas podem ser publicadas online, alcançando diversos usuários, em um curto intervalo de tempo e a custo zero. Além disso, as redes sociais virtuais possibilitam a análise das características dos candidatos antes mesmo de serem convidados para entrevistas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar o uso e a influência das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção. Com vistas a atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória semiestruturada com seis profissionais da área. Tendo o resultado desta fase como base, uma pesquisa quantitativa foi desenvolvida e distribuída online pelo Brasil. Dentre as principais discussões, foi possível perceber que cada rede social é utilizada com objetivos diferentes, o LinkedIn, por exemplo é utilizado principalmente para procurar candidatos e o Facebook para buscar informações sobre os mesmos. O porte da empresa e o cargo do recrutador ou selecionador (nível operacional, técnico ou gerencial) influenciam na importância e utilidade que estes estabelecem sobre cada rede social virtual. Em suma, a pesquisa foi capaz de indicar quais redes sociais são consideradas mais importantes do ponto de vista dos recrutadores e selecionadores, a frequência com que são utilizadas e motivos. Além disso, permitiu apresentar as relações entre estas informações e os cargos dos respondentes, o porte de suas empresas, vantagens e desvantagens gerais em relação ao uso de tais redes.
Abstract: In the era of globalization, agile, efficient and effective media are basic needs of organizations. In recent times, through social networks, the Internet has revolutionized the daily lives of people by allowing the exchange of information and instant publications from anywhere in the world. In the corporate environment, such networks have been used by the Department of Human Resources as part of the competitive strategy. The use of social networks does not exclude the use of other methods, however it is an essential tool for recruiters and selectors. Through them, vacancies can be published online, reaching many users in a short period of time and at no cost. In addition, the virtual social networks make possible the analysis of the characteristics of the candidates before being invited for interviews. In this context, the objective of this study was to analyze the use and influence of social networks in the process of recruitment and selection. In order to achieve this goal, one semistructured exploratory research with six professionals was held. And the result of this phase as a basis, a quantitative survey was developed and distributed online by Brazil. The main discussions, it was revealed that each social network is used for different purposes, LinkedIn, for example, is used mainly to find technical information on the candidates and Facebook for behavioral information. The company's size and position of the recruiter or selector (operational, technical or managerial) influence the importance and usefulness that they lay on each virtual social network. In short, the survey was able to indicate which social networks are considered more important from the point of view of recruiters and selectors, how often they are used and reasons. In addition, permitted to present the relationship between this information and the positions of respondents, the size of their companies, advantages and general disadvantages regarding the use of such networks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7513
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