Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7451
Título: Sistema interativo para tratamento de distúrbios da linguagem
Autor(es): Almeida, Eduarda Maganha de
Orientador(es): Damasceno, Eduardo Filgueiras
Palavras-chave: Psicomotricidade
Movement, Psychology of
Distúrbios da linguagem
Language disorders
Inteligência artificial
Artificial intelligence
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ALMEIDA, Eduarda Maganha de. Sistema interativo para tratamento de distúrbios da linguagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida com tecnologia de visão computacional para rastrear movimentos dos dedos de usuários portadores de algum tipo de distúrbio de aprendizagem. A ferramenta possui um característica de inteligência artificial, implementada com um algoritmo de redes neurais. Neste foi avaliado a potencialidade da aplicação da ferramenta bem como o índice de acertos e erros. Tem como finalidade ser uma ferramenta de auxílio no tratamento dos distúrbios da linguagem.
Abstract: This work presents a tool developed with computer vision technology to track the movements of the holders of users fingers of some kind of learning disability. The tool has a feature artificial intelligence algorithm implemented with a neural network. We evaluated the application potential and the roster of hits and misses. The tool aims to be a tool to aid in the treatment of language disorders.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7451
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COADS_2015_1_03.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.